EnglishPortugueseSpanish

Hubble registra imagens do verão de Saturno

Redação 27 de julho de 2020
publicidade

Pesquisadores do Goddard Space Flight Center, da Nasa, aproveitaram as lentes do telescópio espacial Hubble para fazer uma foto de Saturno a 1,35 bilhão de quilômetros de distância. A imagem registra o verão no hemisfério norte do planeta e ajuda na descoberta de novos detalhes sobre o gigante gasoso.

Na imagem, é possível ver uma neblina avermelhada, que os astrônomos acreditam ser causada pelo aquecimento vindo do aumento da luz solar. O calor do verão pode ter alterado a circulação atmosférica no planeta ou removido aerossóis gelados da atmosfera. Outra teoria é que o aumento da luz solar esteja alterando a quantidade de névoa fotoquímica produzida.

publicidade

Os anéis concêntricos que são a principal característica do planeta estão bem definidos na foto. No registro feito pelo Hubble, é possível ver duas das 82 luas de Saturno: Mimas à direita e Encélado na parte inferior.

A imagem faz parte do projeto Legado de Atmosferas de Planetas Externos. O estudo ajuda os cientistas a entenderem a dinâmica atmosférica e a evolução dos planetas gigantes de gás do Sistema Solar. No caso de Saturno, os astrônomos vêm rastreando padrões climáticos e tempestades.