Pesquisadores do Goddard Space Flight Center, da Nasa, aproveitaram as lentes do telescópio espacial Hubble para fazer uma foto de Saturno a 1,35 bilhão de quilômetros de distância. A imagem registra o verão no hemisfério norte do planeta e ajuda na descoberta de novos detalhes sobre o gigante gasoso.

Na imagem, é possível ver uma neblina avermelhada, que os astrônomos acreditam ser causada pelo aquecimento vindo do aumento da luz solar. O calor do verão pode ter alterado a circulação atmosférica no planeta ou removido aerossóis gelados da atmosfera. Outra teoria é que o aumento da luz solar esteja alterando a quantidade de névoa fotoquímica produzida.

publicidade

Os anéis concêntricos que são a principal característica do planeta estão bem definidos na foto. No registro feito pelo Hubble, é possível ver duas das 82 luas de Saturno: Mimas à direita e Encélado na parte inferior.

A imagem faz parte do projeto Legado de Atmosferas de Planetas Externos. O estudo ajuda os cientistas a entenderem a dinâmica atmosférica e a evolução dos planetas gigantes de gás do Sistema Solar. No caso de Saturno, os astrônomos vêm rastreando padrões climáticos e tempestades.