O chefe do Instituto Nacional de Alergias e Doenças Infecciosas dos Estados Unidos (NIAID), Anthony Fauci, sugeriu que as pessoas deveriam usar óculos ou um protetor facial para evitar a propagação da Covid-19.

“Se você tem óculos ou um protetor ocular, deve usá-lo”, disse o médico, que tem liderado os esforços científicos contra a doença no país, em entrevista à rede ABC. “Você tem mucosa no nariz, mucosa na boca, mas também tem mucosa no olho”, continuou Fauci, “teoricamente, você deve proteger todas as superfícies da mucosa”.

A pandemia do novo coronavírus já matou mais de 662 mil pessoas em todo o mundo e infectou outras 16,8 milhões, Center for Systems Science and Engineering na Universidade Johns Hopkins. Atualmente, os Estados Unidos são o país mais afetado, com mais de 4,3 milhões de casos diagnosticados e mais de 150 mil mortes.

Fauci comentou que óculos de proteção e protetores faciais “não são universalmente recomendados” no momento, “mas se você realmente deseja se proteger totalmente, deve usá-lo se puder”.

publicidade

Muitos estudos vêm apontando que há evidências de que o novo coronavírus, mesmo em partículas menores, está no ar e pode infectar as pessoas desta forma. Atualmente, a Organização Mundial da Saúde alerta que a Covid-19 se espalha principalmente de pessoa para pessoa por meio de pequenas gotas expelidas pelo nariz ou boca, após tosse, espirro ou simplesmente uma fala.

O médico também debateu quando as pessoas devem fazer o teste para a  Covid-19 se acreditarem que foram expostas ao vírus. “Essa pergunta surgiu na reunião da força-tarefa ontem e perguntamos a mesma coisa e dissemos que não havia nenhuma recomendação real”, disse Fauci.

“Eu acho que cinco dias é um bom tempo. Você pode até ir um dia ou mais cedo, porque o período de incubação de quando você tem sintomas é de cerca de cinco dias”.  A janela que Fauci recomenda é “não antes de três [dias] ou depois de cinco ou seis”.

Via: ABC News