Uma nova versão do app Google Camera (7.5), que apareceu para alguns usuários do Android 11 nos Google Pixel, entregou a existência de alguns recursos ainda em desenvolvimento que vão ampliar ainda mais a capacidade fotográfica dos aparelhos.

Segundo o XDA-Developers, a principal novidade visível para os usuários é uma forma mais fácil de compartilhar vídeos recém-gravados, direto a partir do “preview” no canto inferior direito da tela. O recurso é compatível com várias redes sociais e serviços populares, como Facebook, Messenger, WhatsApp, Telegram, Instagram, Snapchat, WeChat, Line, Google Hangouts e Messages, entre muitos outros.

publicidade

Mas é o que não está visível que é mais interessante. Analisando o código do app, entusiastas encontraram referências a três recursos ainda em desenvolvimento. O primeiro deles é o Motion Blur, oculto sob o codinome “Lasagna”.

Motion Blur é uma técnica de fotografia em que a câmera acompanha o movimento de um objeto na cena, de modo que quando a foto é feita o objeto está perfeitamente visível e em foco, enquanto o resto da cena está “borrada” pelo movimento. Algo como na cena abaixo:

publicidade

Reprodução

Exemplo de Motion Blur. Foto: Kaur Martin / Unsplash

publicidade

É um efeito que pode ser conseguido com um pouco de prática ajustando manualmente os parâmetros de uma câmera DSLR, por exemplo, mas que é difícil de conseguir com a câmera totalmente automática de um celular.

Outros recursos encontrados são um ajuste de intensidade do flash nas fotos, algo é muito bem-vindo, e o “audio zoom”, que já existe em alguns aparelhos da Samsung e se refere à capacidade “focar” o microfone em uma direção específica durante a gravação de vídeo.

publicidade

Não está claro se estes recursos estarão disponíveis para os Google Pixel atualmente no mercado ou se serão exclusivos de novos modelos. O app tem menções a dois aparelhos do Google ainda não lançados: duas versões do Pixel 4A, codinome sunfish (4G) e bramble (5G), e o Pixel 5, codinome redfin. Os codinomes refletem uma tradição de longa data do Google de batizar protótipos de seu hardware com o nome de peixes.

Fonte: XDA Developers