Sabe aquela visão de que o Sol é o centro do sistema solar e planetas, cinturões de asteroides e cometas orbitam ao redor dele? Ela é tecnicamente incorreta.

O que ocorre realmente é que todos os objetos do sistema solar, até mesmo o Sol, orbitam um centro de massa que não necessariamente corresponde ao centro da estrela. Na verdade, em alguns momentos esse ponto pode estar fora do Sol.

publicidade

E isso fica claro em uma animação criada pelo cientista planetário James O’Donoghue, da agência espacial japonesa. No vídeo, o Sol é o círculo branco e o centro de massa é representado pela estrela verde. Dos oito planetas do sistema, apenas Júpiter e Saturno aparecem. O tamanho dos planetas e suas distâncias em relação ao sol não estão em escala.

James é conhecido por criar animações que mostram de forma clara a mecânica celeste. Segundo ele, o Sol contém 99,8% da massa do sistema solar e Júpiter contém a maior parte do restante. Isso faz que o planeta puxe o astro e perturbe sua órbita.

publicidade

Todo sistema planetário orbita ao redor de um ponto invisível no espaço. Esse centro pode até ajudar os astrônomos a encontrarem planetas escondidos, porque com essa informação é possível descobrir que o sistema contém massa que não está sendo vista.