Pressionada pelo presidente dos Estados Unidos Donald Trump, a ByteDance, proprietária do TikTok, estuda mudar sua sede para Londres, no Reino Unido, para manter sua operação internacional. Atualmente, a empresa tem escritórios nos Estados Unidos para lidar com usuários fora da China.

A ByteDance confirmou que estuda uma mudança de sede à Reuters. “A ByteDance está comprometida em ser uma empresa global. Considerando a situação atual, a ByteDance está avaliando a possibilidade de estabelecer a sede do TikTok fora dos Estados Unidos, para servir melhor nossos usuários globais,” explicou.

O futuro do TikTok é incerto, no momento. Trump ameaçou banir o aplicativo nos EUA, mas voltou atrás quando a Microsoft se ofereceu para adquirir as operações norte-americanas do aplicativo. Trump determinou um período de 45 dias para o negócio se concretizar antes de tomar uma decisão final sobre um possível banimento.

Reprodução

publicidade

A disputa entre os Estados Unidos e o TikTok é apenas mais um episódio em um conflito internacional que opõe países do ocidente e a China. A Huawei, por exemplo, vem sofrendo pressão em diversas partes do mundo, com ameaças de exclusão da companhia no fornecimento de equipamento para a instalação de redes 5G.

O Reino Unido também pressiona a Huawei, mas, no geral, o primeiro ministro Boris Johnson não pretende intensificar ataques ao governo chinês. Ele acredita que investimentos do país asiáticos no Reino Unido serão importantes especialmente devido à pandemia do coronavírus, que deve causar uma recessão na economia britânica.

Questionado sobre a possibilidade do TikTok mudar sua sede para Londres, um representante do governo britânico disse que “essa seria uma decisão comercial” por parte da empresa, sem relação direta com a política do Reino Unido.

Via: Reuters