A Comissão Federal de Comunicações dos Estados Unidos (FCC) concedeu à SpaceX permissão para instalar 1 milhão de terminais de acesso para sua futura rede de internet, a Starlink. Agora, a empresa tenta expandir este número para 5 milhões.

Terminais de acesso são como “antenas parabólicas” que recebem o sinal da internet via satélite. A SpaceX quer aumentar a quantidade desses receptores para atender à alta demanda prevista para o serviço. Numa consulta online disponibilizada no site da companhia, 700 mil americanos registraram interesse em adquirir o acesso à banda larga. 

publicidade

No formulário, que ficou disponível por apenas alguns dias, era solicitado aos interessados que informassem seu endereço, para que pudessem “obter atualizações sobre a disponibilidade dos serviços Starlink em sua área”. 

Elon Musk, CEO da SpaceX, disse recentemente que a internet Starlink será destinada principalmente às zonas rurais, onde as empresas tradicionais de telecomunicações encontram dificuldades para fornecer conexão por meio de linhas fixas ou torres de celular.

publicidade

starlink.jpg

Terminal de acesso da Starlink. Imagem: Ashish Sharma/SpaceX

publicidade

Em grandes centros urbanos, por outro lado, a rede da SpaceX pode enfrentar problemas. Musk explicou que o sinal proveniente do espaço não é bom para situações de alta densidade de usuários. “Podemos ter um pequeno número de clientes em Los Angeles, mas não muitos, porque a largura de banda por célula simplesmente não é alta o suficiente”, afirmou. 

A Starlink tem permissão para lançar até 12 mil satélites no espaço para implementar sua rede de internet. Até o momento, já foram enviados 540. Os testes de acesso beta devem ser iniciados ainda este ano, com planos para que o lançamento comercial completo ocorra em breve.

publicidade

Vale destacar que, embora esteja adiantada, a SpaceX não é a única companhia a apostar no espaço para o fornecimento de internet de baixa latência. Em julho, a Amazon recebeu sinal verde para iniciar os preparativos do projeto Kuiper, que deve lançar 3 mil satélites à órbita da Terra até 2029. 

Via: Ars Technica