De todos os robôs da Boston Dynamics, talvez Spot seja o mais popular. Além de protagonizar os pesadelos de quem teme uma revolta dos autômatos contra a humanidade, o cão-robô é ágil o suficiente para subir escadas e atravessar terrenos acidentados com facilidade, e pequeno o suficiente para circular em ambientes fechados. Mas você pode comprovar isso por si mesmo, com um test-drive à distância.

Para mostrar o poder do seu software, a Formant está oferecendo uma oportunidade de controlar remotamente um Spot de qualquer lugar do mundo, usando um aplicativo simples baseado na Web. O cão-robô usa suas câmeras para transmitir o que vê ao centro de controle da empresa, e os pilotos poderão operá-lo usando controles básicos como mouse, trackpad ou um controle de videogame, como o do PS4 ou Xbox One.

O passeio guiado dura uma hora e pode ser feito em quatro locações diferentes em São Francisco, na Califórnia: cidade, parque, praia e floresta. Quando uma caminhada termina, a Formant fornece um registro digital da caminhada, que pode ser compartilhada livremente.

publicidade

Porém, nem tudo é tão fácil assim. Para se candidatar ao test-drive, é necessário fazer uma inscrição no site da empresa e torcer para ser selecionado. “Devido ao grande interesse neste programa, estamos selecionando candidatos com base em nosso objetivo de representar um grupo amplo. Estamos analisando solicitações de forma contínua”, explica a Formant.

Se não quiser deixar nas mãos da sorte, você pode tentar comprar um Spot para si. Desde junho, empresas, desenvolvedores e instituições de pesquisa já podem comprar o cão-robô da Boston Dynamics. Para isso, basta desembolsar a bagatela de US$ 74,5 mil (e cada cliente só pode levar duas unidades).

Até agora, a empresa só alugou o robô para 150 projetos selecionados através de uma inscrição em seu site, dentro do Early Adopter Program. Pedidos no site da Boston Dynamics poderão demorar entre seis a oito semanas para chegar. De acordo com os executivos da empresa, a pandemia interrompeu sua cadeia de suprimentos, mas eles garantem que projetaram o processo de fabricação para aumentar a escala, caso a demanda cresça.

A taxa de US$ 74,5 mil constitui uma compra definitiva (não uma licença de uso) e as instituições acadêmicas e de pesquisa podem obter um desconto. Incluídos no pacote estão duas baterias, carregador, um case e um ano de garantia. O frete é gratuito.

Via: CNet