Categoras: Notícias

Review do Mi Earphones 2 Basic: fones surpreendem no som e autonomia

A Xiaomi é uma marca chinesa que voltou ao Brasil no ano passado fazendo muito sucesso com seus celulares, mas também com outros tipos de produtos para diferentes fins. Já algo que faz bastante sucesso por aqui são aos fones de ouvido “true wireless“, aqueles que não trazem nenhum tipo do fio em seu corpo.

Por sua vez, na última semana, a Xiaomi anunciou o lançamento do Mi True Wireless Earphones 2 Basic aqui no Brasil, que o Olhar Digital recebeu para testes. A seguir, veja em nossa análise o que nós achamos desse fone de ouvido da Xiaomi para saber quais os seus prós, contras e outros detalhes.

Design, acabamento e conforto

Apesar de carregar o “basic” em seu nome, ao menos no que diz respeito ao acabamento, esse fone de ouvido da Xiaomi pode se passar facilmente por um produto intermediário. Aqui, vale notar, ele só está disponível na na cor branca e devido a alguns detalhes, inevitavelmente, o seu visual lembra bastante alguns modelos de AirPods da Apple.

Já a caixa para carregar os fones de ouvido também é branca e conta com um acabamento premium e é um item bem discreto e elegante do conjunto. Na sua parte frontal, você tem um pequeno LED branco para indicar o status de carregamento, enquanto na parte traseira, você tem uma entrada USB C para fazer a sua recarga. Ao abri-la, por sua vez, os fones são colocados de forma “deitada”, já que é assim que a caixa deve permanecer e não de pé.

Assim como o outro modelo de fone de ouvido true wireless da Xiaomi vendido por aqui, o Earphones 2 Basic acaba sendo todo tipo “intra auricular”, ou seja, ele tenta tampar a maior parte possível do canal de seu ouvido para isolar sons que venham do ambiente, deixando todo o foco em sua música ou conteúdo a ser reproduzido. Pessoalmente, apesar de gostar de fones intra auriculares, eu devo admitir que não goste da escolha da Xiaomi em deixar o fone sem uma borrachinha, pois apesar do produto ficar firme e não se mexer no ouvido, ele não é muito confortável e dá a sensação de que vai cair, enquanto na verdade, está bem preso.

Ainda em seu corpo, vale notar, os fones tem um pequeno espaço “touch” dedicado para realizar algumas funções básicas como:

  • Pausar ou continuar a reprodução de uma música – dois toques no fone do lado direito;
  • Atender ou encerrar ligações – um toque em qualquer um dos fones;
  • Chamar assistente virtual – dois toques no fone do lado esquerdo.

Apesar de estarem posicionados em um lugar de fácil acesso e serem simples, eu devo admitir que os comandos dados por meio deles as vezes acabam falhando ou demonstram algum atraso, mas nada que seja grave ao ponto de não conseguir utilizá-los.

Outro detalhe importante a ser notado no acabamento, é que apesar de serem da cor branca, o material adotado pela Xiaomi no fone de ouvido não faz com que eles sujem fácil ou que apresentem marcas de uso. Um ponto bem acertado pela empresa, devemos dizer.

Por fim, neste quesito, algo que deve agradar muitos usuários, é que este fone de ouvido possui a tecnologia para que, ao ser retirado de seu ouvido, a reprodução de um conteúdo seja pausada. Isso pode até parecer algo simples, mas nós consideramos um diferencial interessante e uma função bem útil, ainda mais para situações em que estamos com pressa ou atrapalhados com algo.

Qualidade do som e microfone

Em um dos quesitos mais importantes de um fone de ouvido, é necessário dizer que o Mi Earphones 2 Basic acaba sendo bem balanceado e não faz feio para reproduzir a maioria dos estilos musicais. Antes de entrar nos detalhes, vale notar que este teste foi feito com a reprodução de músicas armazenadas localmente no formato FLAC e também no Spotify configurado para a qualidade altíssima.

Começando os testes com músicas de rock e power metal, o som do Mi Eearphones 2 Basic se apresentou bem balanceado tendo uma leve tendência em acentuar os agudos deixando os graves um pouco mais discretos. Já em outros estilos que puxam mais para o grave, como o rap ou tecno, infelizmente, os graves continuam sendo discretos, enquanto os médios cumprem bem o seu papel.

De forma geral, o saldo da qualidade de som do Mi Earphones 2 Basic acaba sendo positivo. Apesar de não ter uma ênfase em graves ou em outro elemento específico, o seu som acaba sendo bem balanceado e apresenta uma qualidade melhor do que muitos outros fones true wireless que já testamos por aqui.

Em relação ao volume, é necessário dizer que o som do Mi Earphones 2 Basic não acaba sendo muito alto, mas o fone não perde qualidade nem mesmo quando o seu nível está no máximo. Se você está procurando um fone para se “isolar” ou não escutar nada ao seu redor, este modelo da Xiaomi até pode cumprir essa tarefa, mas não com maestria.

Em relação ao som do microfone para chamadas, neste quesito, nós não temos do que reclamar do Mi Earphones 2 Basic. O som captado por ele acaba sendo bem limpo, mesmo que você não esteja falando muito alto. Entretanto, é claro, fica o aviso, um local com muito barulho terá um pouco de seu som captado, algo perfeitamente normal.

Bateria

Mais um ponto em que o Mi Earphones 2 Basic acaba não desapontando é na sua autonomia. De acordo com a Xiaomi, o produto seria capaz de fornecer carga para até 5 horas de reprodução contínua. Entretanto, nos meus testes, com o volume em 80%, a autonomia para mim do fone de ouvido foi de quase 7 horas para a reprodução contínua de músicas.

O carregamento do fone em sua caixinha também acaba sendo rápido e em aproximadamente 40 minutos, ele já fica com 100% de carga.

Preço e disponibilidade

O Mi Earphones 2 Basic foi lançado no mês de julho no Brasil e tem o preço sugerido de R$ 459,99 à vista ou de R$ 499,99 parecelado no site oficial da marca.

Conclusão

O Mi Earphones 2 Basic é um fone de ouvido true wireless de boa qualidade, que consegue oferecer uma qualidade de som excelente e uma ótima autonomia. O único ponto a ser melhorado nele poderia ser justamente o seu conforto e os comandos touch, que nem sempre registram as ações corretamente. Apesar disso, vale notar, o material usado em seu acabamento é excelente.

O seu preço oficial, é verdade, está um pouco acima da média, mas ele ainda acaba sendo uma ótima opção para quem quer escutar música e fazer chamadas de qualidade com o celular sem ser atrapalhado por qualquer fio.

Esta post foi modificado pela última vez em 4 de agosto de 2020 20:01

Compartilhar
Deixe seu comentário
Publicado por
Alvaro Scola