O compartilhamento rápido de arquivos com aparelhos próximos já é possível pelo Google em dispositivos Android. A novidade foi anunciada nesta terça-feira e recebeu o nome de Nearby Share. A função já está disponível em computadores com Windows e Chrome OS.

Segundo o Google, o recurso não será exclusivo de smartphones mais novos: é possível usá-lo em todas as versões do sistema operacional desde o Android 6.0, de 2015. Inicialmente, porém, a função será habilitada em celulares da Samsung e nos modelos Pixel, do próprio Google. Nas semanas seguintes, outros aparelhos receberão a novidade.

publicidade

O recurso tem vantagens em relação a métodos convencionais de transferência de arquivos. Além de não ser necessário trocar contatos, ele funciona mesmo quando os dois dispositivos estão offline. Para o compartilhamento, o recurso seleciona automaticamente a melhor alternativa: que pode ser a internet ou outros métodos de transferência, como bluetooth, WebRTC e Wi-Fi peer-to-peer.

Quando o usuário configura o Nearby Share, pode escolher a visibilidade do dispositivo e a forma preferida de transferência. O recurso é uma evolução do Android Beam, introduzido em 2011 e abandonado com o lançamento do Android 10.