Um bug curioso afetou parte dos usuários do navegador Microsoft Edge, no último dia 30. Os usuários do browser que tinham o Google como mecanismo padrão de pesquisa relataram o fechamento automático do navegador ao realizarem qualquer pesquisa no campo de busca.

As falhas tiveram início por volta das 19h e afetavam tanto os dispositivos Windows, como os macOS. Diversos relatos sobre o problema foram publicados nas redes, principalmente no Reddit e Twitter. Alguns usuários indignados gravaram o bug e postaram no YouTube. 

Basicamente, o erro só afetava os usuários do Edge que possuíam o Google como buscador padrão. Para solucionar a falha parcialmente, a Microsoft recomendou que os usuários do navegador desativassem temporariamente o mecanismo de pesquisa padrão ou alterassem para o Bing. A medida funcionou, mas a companhia seguiu com as investigações.

publicidade

A Microsoft resolveu entrar em contato com a Google e descobriu que uma atualização no serviço de busca da empresa ocasionou a falha. A Google realizou uma simples reversão do update e solucionou o bug, após cerca de cinco horas.

Não demorou para que as redes sociais levantassem conspirações sobre o ocorrido: enquanto uns tinham convicção de que o erro foi ocasionado pela própria Microsoft para a promoção do buscador concorrente Bing, outros afirmavam que a jogada da Google promoveu uma migração em massa de usuários do Microsoft Edge para o Chrome.

Mantenha seu Microsoft Edge atualizado

edge.jpg

Build 84.0.522.52 foi a última versão disponibilizada pela Microsoft. Foto: Reprodução/Microsoft Edge

Apesar de o erro ter sido provocado por um token não reconhecido nas sugestões de pesquisa JSON, a Microsoft recomenda que os usuários sempre mantenham a atualização do navegador em dia.

Para isso, entre em “Configurações”, acesse “Sobre o Microsoft Edge” e certifique-se de estar utilizando a build 84.0.522.52 — última versão disponibilizada.

Via: The Verge