A SpaceX fez na madrugada desta sexta-feira (7) o lançamento de mais 57 satélites da constelação Starlink, junto com mais dois satélites de observação terrestre da BlackSky Global. O foguete Falcon 9 decolou da plataforma 39A do Centro Espacial Kennedy, em Cabo Canaveral, na Flórida, às 02h12 (horário de Brasília)

Foi a terceira tentativa de lançamento da missão. A primeira, em 26 de junho, foi cancelada pois a equipe precisava de mais tempo para fazer algumas verificações antes do lançamento. A segunda, em 8 de julho, foi cancelada devido a condições climáticas desfavoráveis.

Este foi o quinto voo do primeiro estágio do foguete, que oito minutos após o lançamento pousou na balsa autônoma “Of Course I Still Love You”, no Oceano Atlântico. A reutilização do primeiro estágio, da carenagem e de cápsulas de suas missões é um dos segredos da SpaceX para o barateamento do custo de suas missões.

publicidade

Os satélites Starlink deste novo lote têm um novo recurso: um quebra-sol móvel que será usado para reduzir o brilho dos satélites em órbita. É uma resposta a reclamações de astrônomos e cientistas, que alegam que a constelação vai atrapalhar a observação do espaço a partir da Terra.

Com este lote a SpaceX vai alcançar 595 satélites lançados, pouco mais de 37% dos 1.585 que serão usados para completar a primeira camada (“shell”) da constelação, necessária para fornecer acesso global à internet em alta velocidade. A SpaceX espera operar múltiplas camadas, com um total de 12 mil satélites e planos de expansão para mais 30 mil.