Um recurso que chamou a atenção nos celulares Pixel do Google e no iOS 14 (sistema do iPhone) é o chamado “double tap“, que permite realizar ações, como abrir um programa ou a câmera do celular, ao dar dois toques na parte traseira do aparelho. Apesar de se tratar de uma função de acessibilidade bem útil, infelizmente, muitas fabricantes não contam com uma solução dessas por padrão.

Já a boa notícia é que graças a um desenvolvedor reconhecido da comunidade do XDA-Developers, agora, é possível adicionar este recurso em praticamente qualquer celular com o sistema Android. A seguir, veja como realizar ações no Android com toques na parte traseira do celular

Importante

O aplicativo utilizado neste tutorial não está na Google Play, mas o seu código fonte pode ser verificado na página do projeto no Github. Além disso, vale notar, o programa ainda está em fase Alpha e, por isso, pode apresentar travamentos, não funcionar corretamente em qualquer celular e até mesmo consumir mais recursos dos aparelhos por rodar em segundo plano, já que o seu processo precisa ficar ativo para que ele possa ser chamado a qualquer momento.

Caso você encontre algum problema com o programa, os bugs podem ser enviados para o desenvolvedor neste tópico do XDA-Developers ou na parte de “issues” do projeto no Github. Este aplicativo foi testado pelo Olhar Digital em dois celulares de fabricantes diferentes e funcionou sem apresentar problemas. Em um dos casos, entretanto, foi preciso fazer uma configuração manual no Android para permitir que o programa fosse executado em segundo plano a qualquer instante, caso contrário, os toques só funcionavam com a tela do Tap tap em foco no celular. Para o Tap Tap funcionar, também vale notar, é necessário ter um celular com o Android 7.0 ou superior.

publicidade

Como realizar ações no Android com toques na parte traseira do celular

O processo para você poder ter este função de acessibilidade no seu Android requer algumas configurações, mas não é preciso ter root ou qualquer procedimento técnico avançado para usá-la. Confira:

1. Acesse esta página de releases do aplicativo TapTap no Github;

2. Na última versão disponível do aplicativo, toque em “Assets” e realize o download do APK;

Reprodução

3. Após ter realizado o download, faça a sua instalação. Caso nunca tenha instalado um APK a partir de seu navegador, neste momento, o Android pode solicitar algumas permissões extras;

Reprodução

4. Abra o aplicativo e toque em “Serviço de acessibilidade desativado”;

Reprodução

5. Agora, na nova tela, toque em “Mais serviços transferidos” e deixe o “Tap Tap” ativado. Aqui e na próxima etapa, vale notar, a tela de configuração do Android varia de acordo com a fabricante do seu celular e alguns nomes podem aparecer diferentes;

Reprodução

6. De volta a tela do “Tap Tap”, toque em “Disable Battery Optimization” e em “Permitir”. Em algumas fabricantes, é recomendado que você também acesse as configurações do Android e certifique-se de que o aplicativo está com as permissões necessárias para rodar em segundo plano.

Reprodução

Com as etapas exibidas acima, o programa Tap Tap já está pronto para funcionar, mas você ainda precisa configurar, é claro, quais ações deseja realizar. Para isso, siga este passo a passo:

1. Abra o “Tap tap” normalmente e toque em “Ações”;

Reprodução

2. Leia a explicação de como o programa funcionará e toque em “Ok”. Então, toque em “Adicionar ação”;

Reprodução

3. Selecione uma das ações disponíveis;

Reprodução

4. Após ter definido a ação, deixe-a na primeira posição.

Reprodução

Pronto! Agora, basta dar dois toques na parte traseira do seu celular para realizar a ação desejada.