O Linux 5.8 foi anunciado oficialmente pelo próprio criador do Kernel Linux, o engenheiro de software finlandês Linus Torvalds. Segundo ele, a atualização é ‘um dos maiores lançamentos de todos os tempos’.

A nova versão do sistema traz algumas atualizações importantes focadas principalmente em segurança, drivers, gerenciamento de memória, rede e melhorias de design do Kernel. Além disso, o Linux 5.8 possui mais de 800 mil novas linhas e mais de 14 mil arquivos alterados.

Em relação ao seu tamanho, o Linux 5.8 tem quase o mesmo que a versão 4.9, lançada em 2016. No entanto, ele é muito mais denso quando se trata de desenvolvimento.

“O desenvolvimento está em todo o lugar. Há toneladas de trabalho básico e limpezas fundamentais, mas também há muitos arquivos funcionando e, obviamente, todas as atualizações de driver usuais também”, disse Torvalds.

publicidade

De acordo com Torvalds, ele recebeu mais de 15 mil solicitações de mesclagem e modificou em torno de 20% dos arquivos no repositório de origem do Kernel.

“Isso é realmente uma porcentagem bastante grande e, embora a maioria dela esteja em scripts, no geral é realmente o mesmo padrão, o 5.8 simplesmente viu muito desenvolvimento”, disse o engenheiro de software.

As atualizações também contemplam a plataforma de virtualização Hyper-V da Microsoft, suporte Inter Tiger Lake Thunderbolt, melhorias no sistema de arquivos exFAT também da Microsoft e suporte para processadores Intel e ARM. 

Nova perspectiva  

Com o lançamento, o Linux e outros softwares de código aberto continuam no caminho para se tornarem ainda mais populares e, empresas que eram tidas como antagonistas do código aberto, hoje também trabalham com o segmento.

A Microsoft, por exemplo, que já brigou judicialmente contra softwares de código aberto, anunciou em maio de 2019 que iria incluir o Kernel completo no Windows 10. Além disso, a empresa também lançou, em dezembro passado, o seu programa Teams para o Linux.

Fonte: TechRepublic