Morreu nos EUA na última terça-feira (4) aos 88 anos, vítima de complicações decorrentes do mal de Alzheimer, a engenheira de computação Frances “Fran” Elizabeth Allen, pioneira no desenvolvimento de compiladores.

Allen se formou em matemática na Universidade do Michigan, nos EUA, em 1957, e no mesmo ano começou a trabalhar na divisão de pesquisa da IBM em Poughkeepsie, Nova York. O que deveria ser um “emprego temporário”, até que ela pudesse quitar dívidas estudantis, se transformou em uma carreira que durou 45 anos, até 2002.

publicidade

Seu trabalho mais conhecido foi na área de algoritmos de otimização para compiladores, ferramentas essenciais no desenvolvimento de software, que convertem o código-fonte de um programa em um arquivo executável. Um artigo de 1966 chamado “Program Optimization” estabeleceu a base conceitual para análise sistemática e transformação de programas, abrindo caminho para a tecnologia de otimização automática. Graças a este trabalho, em 2006 ela foi a primeira mulher a ganhar o prêmio Turing, o “Nobel” da computação.

Durante sua carreira, Allen também se dedicou a aumentar a participação das mulheres na tecnologia, servindo como mentora para colegas. Durante as décadas de 70 e 80, metade da equipe do grupo de compiladores experimentais da IBM era composta por mulheres. Em 1989 ela foi a primeira mulher a se tornar uma “IBM Fellow”, a mais significativa honraria que um cientista, engenheiro ou programador da IBM pode atingir.

publicidade

Fonte: IBM