A empresa de internet de bordo Gogo anunciou na segunda-feira (10) que está negociando a venda da divisão de aviação comercial por conta de dívidas impulsionadas pela pandemia da Covid-19. O CEO Oakleigh Thorne afirmou, por meio de uma teleconferência, que a Gogo tem conversado com vários possíveis compradores e se diz otimista com a possibilidade de um acordo.

Segundo Thorne, a divisão de aviação executiva teve uma recuperação mais rápida que a divisão comercial e, por isso, ele acredita que a divisão comercial teria mais chances de sucesso se combinada com um concorrente.

“Estamos realmente orgulhosos da equipe de aviação comercial e sua tremenda capacidade, e acreditamos que ela terá um futuro brilhante como parte de uma entidade maior e mais totalmente integrada,” disse Thorne.

A empresa, que está no mercado há 20 anos e foi pioneira em fornecer conectividade de internet nos voos, agora passa por uma de suas piores crises, assim como outras empresas do ramo de viagem.

publicidade

Mesmo sendo tendo entre seus clientes companhias aéreas como Delta, United e Alaska, a Gogo teve prejuízo de US$ 86 milhões e receita de 96 milhões durante o segundo trimestre de 2020, situação que cria temores nos acionistas. Enquanto isso, o uso diário do seu serviço nos Estados Unidos caiu em 91%, de 125 mil antes da pandemia para apenas 11 mil usuários em abril.

Na teleconferência, Thorne também afirmou que a Gogo foi prejudicada pelas companhias aéreas que pararam de utilizar algumas aeronaves que já possuíam sua tecnologia de conexão.

Corte de funcionários 

Em abril, a empresa demitiu cerca de 600 funcionários de várias áreas e diminui o salário de executivos. Em julho, mais 143 pessoas foram dispensadas de seus empregos, a maioria do setor de aviação comercial.

A Gogo até chegou a solicitar um financiamento de US$ 230 milhões da Lei CARES, feita para auxiliar financeiramente empresas e outras instituições que foram afetadas pelo surto de COVID-19, mas não conseguiram receber o auxílio.

Além das demissões, a empresa também renegociou contratos de fornecedores para tentar aliviar as contas. “Economias devem ser adequadas para nos ajudar nos dias mais ensolarados”, disse Thorne.

Fonte: The Verge