Uma nova patente registrada pela Apple sugere que a empresa estuda um recurso para tornar os AirPods mais eficientes e seguros em ambientes movimentados. O documento detalha um sistema que regula o áudio dos dispositivos periféricos de acordo com a localização do usuário.

A companhia descreve o exemplo de uma pessoa que anda ao lado de uma rua enquanto consome conteúdo por um fone de ouvido. A partir de informações de posicionamento, o sistema pode desativar ou diminuir o volume do áudio reproduzido no fone que está na direção da rua, sem prejudicar a execução do conteúdo na outra parte do dispositivo.

A patente também destaca o uso de sensores para detectar os dados de uso dos aparelhos vestíveis – isto é, se o fone de ouvido está ligado, inserido na orelha, em uma posição adjacente, entre outras possibilidades. Apple aponta ainda que o recurso pode funcionar em conjunto com outros dispositivos, como o Apple Watch, para reunir mais dados de localização e da atividade dos usuários.

A empresa não menciona especificamente que o sistema corresponde a um recurso previsto para AirPods, mas deixa claro que a ferramenta pode ser introduzidas em aparelhos vestíveis de áudio, incluindo headphones. Segundo o documento, a proposta visa aumentar a segurança de uso de dispositivos e direcionar a atenção de usuários.

publicidade

O registro da patente não confirma que a companhia está desenvolvendo o sistema. A Apple e outras empresa frequentemente protocolam arquivos com novas tecnologias que não chegam ao seus produtos. Ainda assim, o documento revela que a fabricante do iPhone ao menos pensa na possibilidade de desenvolver a tecnologia.

Reprodução

iOS 14 terá recurso para preservar a bateria dos AirPods. Imagem: Divulgação

Vale notar, entretanto, que o recurso de ajuste inteligente de áudio estaria de acordo com alguns dos novos recursos que a Apple introduziu recentemente nos AirPods. Durante a WWDC 2020, a fabricante do iPhone anunciou que, com a chegada do iOS 14, os AirPods Pro contarão com suporte para áudio espacial – ou áudio 3D.

Segundo a Apple, a ferramenta vai viabilizar uma experiência semelhante ao áudio de cinema. O usuário terá a sensação de ouvir sons a partir de vários pontos de origem de direções distintas. O recurso ainda será calibrado de acordo com a posição da cabeça do ouvinte.

Teclas de vidro

No mês passado, a Apple registrou a patente de teclas de vidro transparentes para notebooks. O documento pontuou uma série de desafios para o desenvolvimento dos produtos. Entre eles, a dificuldade de combinar uma aparência agradável com a demanda por dispositivos de maior durabilidade e peso reduzido.

Outra barreira é encontrar o material adequado para a confecção das teclas transparentes. Neste caso, a companhia apresentou a ideia de empregar “um corpo transparente com um material de bloqueio de luz anexado à superfície inferior”. “Esses teclados podem se beneficiar por serem finos, leves e duráveis”, afirmou a Apple.

Via: Business Insider