O aplicativo de mensagens de voz Zello divulgou um comunicado confirmando ter sido alvo de um incidente de segurança no fim de julho. A empresa também orienta aos seus mais de 140 milhões de usuários que troquem suas senhas imediatamente.

Segundo o comunicado, em 8 de julho, atividades incomuns foram descobertas nos servidores do app Zello, o que pode ter ocasionado um acesso não autorizado aos endereços de e-mail dos usuários com o intuito de invadir suas contas e senhas.

publicidade

“Como medida de segurança, pedimos a todos os usuários que redefinam suas senhas do aplicativo Zello. Também recomendamos que os usuários alterem as senhas de quaisquer outros serviços online onde possam ter utilizado a mesma senha”, dizia o comunicado.

Ainda conforme o comunicado do Zello, não há evidências de que alguma conta tenha sido acessada indevidamente. A empresa também diz que apenas e-mails foram afetados, e, como o serviço combina nomes de usuário e senhas como forma de login, qualquer tentativa de invasão a contas é dificultada.

hacker-1944688_1280-1.jpg
Os reponsáveis pela segurança digital do aplicativo Zello não detectaram invasões nas contas de usuários, mas ainda sim pediram alteração das senhas. Créditos: Pixabay

Como criar uma senha segura 

A recomendação dos profissionais de segurança digital é que o usuário pense primeiro em uma frase que possa ser utilizada como senha e formar uma mistura de letras maiúsculas e minúsculas, com números e símbolos.

A ideia é pegar uma frase mais longa, mas que tenha significado para você como “eu gosto de chocolate e futebol” e transformá-la em uma senha com substituições por números e símbolos como “EuG0st0DCh0c0l@teEFuteb0l!”. 

Outra sugestão é o uso de geradores de senhas para criar passwords difíceis de serem descobertos. Clique aqui e conheça o gerador de senhas do Olhar Digital.

Sempre que possível, tente implementar um fator duplo de verificação para gerar uma camada adicional de proteção. Além disso, é recomendado também o uso de um gerenciador de senhas para que você tenha que se lembrar apenas da senha do aplicativo escolhido, mas vale lembrar que essa senha deve ser complexa o suficiente para proteger as outras.