Em maio de 2019 a Panic, desenvolvedora mais conhecida por seus softwares para Mac e jogos como “Untitled Goose Game” e “Firewatch“, anunciou o Playdate, um console portátil que “volta ao básico” e foca na diversão, com uma tela monocromática e jogos desenvolvidos por programadores de renome no mercado independente (os “indies”), distribuídos semanalmente em pacotes chamados de temporadas.

Mas o que mais chamou a atenção no console portátil foi uma nova forma de controle, uma “manivela” montada na lateral, que pode ser usada de várias formas. Em um dos primeiros jogos demonstrados ela é usada para “voltar no tempo” e tirar a protagonista de situações complicadas.

O Playdate ainda está em desenvolvimento, e a Panic prefere trabalhar em silêncio, divulgando apenas atualizações esporádicas sobre o projeto. Mas nesta quinta-feira (13) a empresa publicou em sua conta oficial no Twitter pequenos clipes com trechos de alguns dos jogos em desenvolvimento, mostrando como o hardware está sendo usado.

Segundo a empresa, cerca de 250 desenvolvedores no mundo todo tem Playdates em mãos. “Eles estão colocando nossas ferramentas e tecnologia à prova, desenvolvendo os primeiros jogos para o Playdate criados por terceiros”.

publicidade

Entre os títulos demonstrados estão puzzles, pequenos RPGs, um jogo de cartas, e até mesmo uma versão de Tetris onde, em vez de mover as peças, a manivela é usada para mover o cenário. Mas o mais impressionante, e talvez inevitável, é uma versão de Doom, onde o jogador usa a manivela para disparar a Chaingun, uma metralhadora giratória.

“Nem todos estes projetos serão lançados”, diz a Panic. “Mas tem sido incrível ver estes desenvolvedores, com ou sem experiência, produzir algo tão rapidamente”. A empresa lembra que todos os consoles, mesmo os que serão vendidos ao público, podem funcionar como um kit de desenvolvimento, e promete ferramentas para facilitar e estimular a criação de títulos, sem o processo restritivo de licenciamento usado por empresas como a Sony, Microsoft e Nintendo.

Quanto a uma data de lançamento, a empresa afirma que terá “GRANDES” novidades nos próximos meses, com uma linha do tempo, detalhes de pré-venda, “uma surpresa” e a apresentação de todos os jogos que estarão disponíveis na primeira temporada.