Presentes na imaginação popular há décadas, os carros voadores podem estar mais próximos de se tornarem realidade. É o que garante Tomohiro Fukuzawa, CEO da startup japonesa SkyDrive Inc., que vem trabalhando no menor modelo de carro voador do mundo. 

O veículo desenvolvido pela SkyDrive tem lugar para dois passageiros e ocupa o espaço de duas vagas para carros convencionais. Em dezembro de 2019, um protótipo movido a bateria chegou a alçar voo em Tóquio, fazendo história como o primeiro carro voador tripulado a ganhar o céu da capital japonesa.

Chamado SD-XX, o modelo conceitual do carro é capaz de voar por apenas algumas dezenas de quilômetros, alcançando a velocidade máxima de 100 km/h. Ele é quase inteiramente autônomo, mas precisa de um motorista para realizar manobras emergenciais. 

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Para Rajeev Lalwani, analista de tráfego aéreo ouvido pelo Japan Times, esse tipo de veículo pode ser futuramente “uma alternativa econômica e eficiente para viagens de curta e média distância, eventualmente tirando mercado das empresas de automóveis e companhias aéreas”.

A depender de Fukuzawa, a previsão do analista vai se concretizar em breve. Ele afirma que os carros da SkyDrive serão capazes de percorrer qualquer distância dentro de Tóquio em no máximo 10 minutos, e, se tudo ocorrer como o esperado, eles já devem ser populares em 2050.

Comercialização

Atualmente, a empresa recebe ajuda financeira do governo japonês para desenvolver os veículos. O Japão tem interesse no projeto para transportar pessoas nos grandes centros urbanos, evitar engarrafamentos e fornecer um novo meio de transporte para áreas montanhosas e remotas, além de otimizar o resgate de vítimas de desastres naturais e outras emergências.

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Design do carro voador desenvolvido pela SkyDrive. Imagem: Reprodução/SkyDrive Inc.

O objetivo é iniciar a comercialização já em 2023. A princípio, é esperado que o produto atenda a um pequeno nicho, sendo utilizado de forma semelhante aos helicópteros. Paralelamente, a SkyDrive estuda implementar um sistema de táxi aéreo em Tóquio ou Osaka no mesmo ano, inicialmente voando apenas sobre o mar. 

“Estamos considerando iniciar o serviço na área da Baía de Osaka, com viagens de ida e volta entre locais como a Universal Studios, o aquário municipal e os resorts integrados”, afirma Fukuzawa. “O passeio levará de três a cinco minutos, em comparação com os 20 minutos do transporte terrestre, e será mais divertido”.   

Em relação ao preço das viagens, Fukuzawa garante que será inferior a 80 mil ienes (R$ 4.030), o custo médio de uma viagem rápida de helicóptero. Com a popularização do veículo e a disponibilidade de venda para motoristas comuns, a expectativa é que o preço abaixe e o serviço seja expandido para todo o sudeste asiático.

Via: Japan Times