Os carros voadores podem estar próximos de se tornarem realidade. Isso é o que garante Tomohiro Fukuzawa, CEO da SkyDrive Inc., uma startup japonesa que trabalha no menor modelo de carro voador do mundo.

O veículo tem lugar para dois passageiros. Chamado SD-XX, o modelo é capaz de voar por algumas dezenas de quilômetros, à velocidade máxima de 100 quilômetros por hora. Ele é quase inteiramente autônomo, mas precisa de um motorista para manobras emergenciais.

Os carros da SkyDrive serão capazes de percorrer qualquer distância dentro de Tóquio em, no máximo, 10 minutos. Atualmente, a empresa recebe ajuda financeira do governo japonês para o desenvolvimento dos veículos.

O Japão tem interesse no projeto. A ideia é transportar pessoas nos grandes centros urbanos, evitar engarrafamentos e oferecer um novo meio de transporte para áreas montanhosas e remotas. A companhia quer começar a comercialização já em 2023.

publicidade

Além disso, a SkyDrive estuda implementar um sistema de táxi aéreo em Tóquio ou Osaka no mesmo ano. As viagens devem custar menos de 80 mil ienes, cerca de 4.030 reais. Com a popularização do veículo, a expectativa é que o preço caia e o serviço chegue a todo o sudeste asiático.