Cientistas da Escola Internacional de Estudos Avançados, em Trieste, na Itália, e da Universidade da Califórnia em Los Angeles, nos Estados Unidos, acabam de apresentar um novo modelo teórico de computador capaz de olhar para o interior de Urano e Netuno. O estudo acaba de ser publicado na Nature Communications.

Com a ferramenta, eles estudaram as condutividades térmica e elétrica da água nos planetas. A equipe analisou três fases da água que poderiam existir no interior dos planetas: líquido, gelo e super iônica, que é encontrada em temperaturas e pressões extremamente altas.

Para os pesquisadores, Urano pode ter um núcleo congelado. Essa seria a explicação de o planeta não ser tão luminoso, já que isso faz que pouco calor se mova até a superfície. Além disso, a água super iônica de Urano e Netuno é mais eletricamente condutora do que a da Terra e pode compor uma grande parte das camadas internas dos gigantes gasosos.

Com esses resultados, aumenta a compreensão que os astrônomos têm de como os corpos surgiram e do que são compostos. Quer saber mais detalhes do estudo? Acesse nosso portal, www.olhardigital.com.br!