A SpaceX tentará, nesta terça-feira (18), quebrar um novo recorde de reusabilidade de foguetes com o lançamento de um Falcon 9 levando o 10º lote de satélites Starlink ao espaço. Se tudo correr como programado, este será o sexto lançamento do primeiro estágio do foguete, que já foi usado em três missões Starlink e duas outras levando satélites para as operadoras Telstar e Iridium.

O Falcon 9 tem dois estágios. O primeiro tem nove propulsores Merlin 1D e é responsável por levar o foguete até uma altitude de 70 km, em média. Ele então se separa do segundo estágio, que irá levar a carga até a órbita terrestre, e retorna para um pouso controlado em solo ou em uma das balsas autônomas da SpaceX. O segundo estágio não é recuperado.

publicidade

Recentemente a SpaceX obteve sucesso em recuperar também as duas metades da carenagem que protege a carga no nariz do foguete, peças que juntas são avaliadas em US$ 6 milhões. Elas retornam à Terra com a ajuda de para-quedas e são capturadas pelos barcos GO Ms. Tree e GO Ms. Chief, equipados com gigantescas “redes” para suavizar o pouso.

publicidade

O primeiro estágio que será usado nesta terça-feira, número de série B1049, voou pela primeira vez em 10 de setembro de 2018, e seu voo mais recente foi em 4 de junho deste ano. Trata-se de um Falcon 9 Block 5, projetado para ser reutilizado em até 10 missões sem a necessidade de grande reforma. Após o lançamento ele será recuperado, e poderá ser usado novamente.

Segundo a SpaceX, a produção de um novo primeiro estágio de um Falcon 9 representa até 60% do custo de um lançamento, e sua reusabilidade é crucial para a estratégia da empresa de baratear o acesso ao espaço.

publicidade

Este será o 100º lançamento da SpaceX e o 92º lançamento de um Falcon 9, que voou pela primeira vez em 4 de junho de 2010. Atualmente a SpaceX está concentrando seus esforços no desenvolvimento da Starship, espaçonave que espera usar para estabelecer uma colônia em Marte.

O lançamento acontecerá às 11h31 desta terça-feira (horário de Brasília) a partir da base aérea de Cabo Canaveral, na Flórida. A SpaceX irá transmitir o evento em seu site, a partir das 11h15 (horário de Brasília). O Olhar Digital também vai acompanhar o lançamento, ao vivo, a partir do mesmo horário.