Nesta segunda-feira (17), o site Notepad++ foi banido na China. De acordo com uma postagem na conta oficial do Twitter do editor de texto, isso ocorreu por conta do lançamento de duas “edições especiais” do software que demonstra apoio a campanhas que são a favor dos direitos humanos, chamadas “Free Uyghur” e “Stand with Hong Kong”.

publicidade

A restrição aplica-se apenas à página de download do software, todas as outras seções do site permanecem desbloqueadas, mesmo quando acessadas por navegadores chineses desenvolvidos pela Tencent, Alibaba, 360 e Sogou – companhias que bloquearam o acesso.

A página para baixar o conteúdo foi bloqueada por supostamente apresentar “conteúdo impróprio” pelos reguladores locais. Por outro lado, residentes chineses que utilizam navegadores Google Chrome e DuckDuckGo ainda conseguem acessar a página normalmente.

publicidade

Ao longo dos anos, Don Ho, criador do software, lançou várias versões especiais do programa que faziam referência à sua posição política. Em 2014, por exemplo, uma versão em apoio às manifestações pró-democracia em Tiananmen foi disponibilizada.

Ainda não está claro quantos usuários chineses foram afetados pela proibição do site, mas Ho disse que seu software é “bastante popular no país”, o que pode afetar muito a utilização do sistema.

publicidade

Via: TechCrunch