A manhã de domingo foi quente no Vale da Morte, na Califórnia. Uma das maiores temperaturas na superfície da Terra de que se tem conhecimento foi registrada por lá: foram 54 graus Celsius no “Córrego da Fornalha”.

Segundo o Serviço Nacional de Meteorologia dos Estados Unidos, o registro foi feito às 15h41 no horário local. Se validada, essa temperatura será a maior já registrada no mês de agosto na região.

O Vale da Morte é uma depressão quase 200 metros abaixo do nível do mar. Em 2018, a temperatura média por lá em julho foi de 42 graus Celsius e chegou ao pico de 48 graus Celsius. Julho é o auge do verão no hemisfério norte e, por isso, é nesse mês que são registrados os maiores picos de temperatura na região. Isso faz a temperatura registrada agora ainda mais incomum.

A temperatura mais alta na superfície da Terra foi registrada no mesmo Vale da Morte em 10 de julho de 1913: foram 56 graus Celsius. O número é questionado: estudos consideram que era meteorologicamente impossível naquelas condições.