Atualmente, Bill Gates, que é um gigante da tecnologia, empresário, filantropo e investidor, tem se demonstrado um forte parceiro no combate ao avanço da Covid-19 pelo mundo. O empresário tem investido intensamente em empresas que trabalham no desenvolvimento de uma vacina contra o vírus, no entanto, diversas fake news foram criadas em torno de seus investimentos.

Em entrevista à Wired, o empresário se posicionou contra a criptografia em apps de mensagens, como o WhatsApp. A criptografia é o processo de codificação de informações que impede que qualquer pessoa que não seja o destinatário tenha acesso às mensagens. O sistema garante a privacidade dos usuários de ponta a ponta e nem mesmo o WhatsApp tem acesso às mensagens dos usuários.

Segundo Gates, é este tipo de sistema que, apesar de ser importante, garante a proteção da identidade de pessoas que promovem diversas fake news, principalmente em relação a ele e o combate ao coronavíus. 

“Quando você tem essas mensagens criptografadas, não há como saber quem está por trás delas. Eu pessoalmente acredito que o governo não deveria permitir que essas mentiras e fraude ou pornografia infantil [sejam escondidas por criptografia]”, disse Gates.

publicidade

O WhatsApp, por exemplo, já teve inúmeros problemas com a Justiça brasileira por não liberar mensagens dos usuários que deveriam ser usadas em investigações criminais. De acordo com o aplicativo, eles não podem liberar o que eles não têm acesso, pois nenhuma mensagem é guardada em seus servidores.

Teorias da conspiração 

O filantropo já é protagonista de fake news há algum tempo e, com a pandemia, as histórias falsas tomaram outras proporções.

Gates tem investido muito dinheiro para a criação de uma vacina contra o coronavírus e era este tipo de munição que os criadores de fake news precisavam. Não demorou muito para surgir a notícia de que ele estaria investindo no desenvolvimento da vacina com o objetivo de implantar microchips e escravizar todo o mundo.

Outra inverdade foi uma história em relação ao projeto SCoPEx, de cientistas de Harvard e que recebeu financiamento da fundação Gates.

Este experimento busca espalhar minerais na atmosfera para avaliar se é possível diminuir a absorção de calor da Terra e frear o aquecimento global. Logo, os teóricos da conspiração inventaram que Gates queria diminuir a luminosidade da Terra, para que isso baixasse a resposta imune das pessoas ao coronavírus e, assim, vender mais vacinas da Covid-19.

É este tipo de teórico conspirador que se esconde por trás das mensagens criptografadas que o empresário tanto critica, além de afirmar que os governos deveriam ter controle disso.

No entanto, graças ao fundador do WikiLeaks Julian Assange e o ex-analista de sistemas da CIA, Edward Snowden, sabemos que as mensagens criptografadas protegem nossa privacidade e que existem programas governamentais de monitoramento em massa.

Fonte: Yahoo