A Tesla está avançando na construção de sua gigafábrica em Berlim, na Alemanha. No último dia 17, um relatório do Ministério da Agricultura, Meio Ambiente e Proteção Climática alemão (MLUK) deu o aval para as próximas fases da obra, autorizando as instalações de pilares de sustentação.

“A aprovação foi possível porque as declarações de todas as autoridades envolvidas estavam disponíveis e foi determinada a decisão a favor do desenvolvedor no processo de aprovação do controle de imissão”, apontou o parecer da MLUK.

A empresa havia feito a solicitação para dar sequência em sua construção no dia 2 de julho, mas a autorização só foi concedida 46 dias depois. Isso porque seis objeções de cidadãos locais foram colocados em pauta durante o processo da decisão, de acordo com a MLUK. As reivindicações dos moradores exigiam a proteção das águas subterrâneas do local onde está sendo construída a fábrica “Giga Berlin”.

No entanto, o relatório da MLUK assegurou que as equipes de construção contratadas pela Tesla são obrigadas a utilizar um material específico, com o intuito de preservar o ambiente local. “Ao tomar essa decisão, a principal consideração foi a proteção das águas subterrâneas. Requisitos especiais são colocados nos materiais das estacas de concreto para garantir a proteção das águas subterrâneas”, acrescentou o relatório.

publicidade

Outras medidas em prol do meio ambiente

Outros requisitos para a preservação do ambiente local estão sendo adotados pela Tesla. Desde o início da construção do Giga Berlin, dispositivos de medição de ruído foram instalados perto das obras para controlar a quantidade de barulho do local.

Além disso, medidas para garantir que as estradas e ferrovias locais não sejam danificadas pelas vibrações também deverão ser tomadas pela empresa. Ainda não se sabe qual a melhor ação para amenizar os tremores, mas um estudo da Universidade de Ciência e Tecnologia de Missouri afirmou que certos tipos de solo podem ser usados para controlar as vibrações.

A previsão é de que as obras da Giga Berlin sejam finalizadas em julho de 2021 — a tempo para a produção do veículo elétrico Model Y. Espera-se que o prazo seja cumprido sem maiores problemas, tendo em vista que unidades de acionamento, pintura e carroceria já estão concluídas.

Via: Teslarati