Um recurso que chamou a atenção nos celulares Pixel, do Google, e no iOS 14, do iPhone, foi o double tap. Com ele, é possível fazer ações, como abrir um programa ou a câmera do celular, dando dois toques na traseira do aparelho.

Apesar de ser uma função de acessibilidade bem útil, muitas fabricantes não oferecem essa solução por padrão. A boa notícia é que um desenvolvedor da comunidade do XDA-Developers criou o app Tap Tap que permite adicionar o recurso a praticamente qualquer celular Android.

publicidade

O aplicativo não está na Google Play, mas seu código fonte pode ser encontrado na página do projeto no Github. O programa ainda está em fase alpha e pode apresentar travamentos, não funcionar corretamente em qualquer celular e até consumir mais recursos do aparelho por ser executado em segundo plano.

Se tiver problemas com ele, os bugs podem ser enviados para o desenvolvedor na aba “Issues” do projeto no Github. A equipe do Olhar Digital testou o recurso em dois celulares de fabricantes diferentes e ele funcionou sem apresentar problemas. Em um dos casos, entretanto, foi preciso fazer uma configuração manual para permitir que o programa fosse executado em segundo plano a qualquer instante, não apenas com a tela do Tap Tap aberta no celular. Para o app funcionar, é necessário ter um celular com o Android 7.0 ou superior.

publicidade

O processo para adicionar a função ao Android requer algumas configurações. Confira:

  1. Acesse a página de releases do aplicativo Tap Tap no Github.

  2. Na última versão disponível do app, toque em “Assets” e faça o download do APK.

  3. Faça a instalação. Se nunca tiver instalado um APK a partir do navegador, o Android pode solicitar algumas permissões extras.

  4. Abra o aplicativo e toque em “Serviço de acessibilidade desativado”.

  5. Na nova tela, toque em “Mais serviços transferidos” e deixe o Tap Tap ativado. Nesta e na próxima etapas, a tela de configuração varia de acordo com o fabricante do celular e alguns nomes podem aparecer diferentes.

  6. De volta à tela do Tap Tap, toque em “Disable Battery Optimization” e em “Permitir”. Em alguns modelos, é recomendável acessar as configurações do Android e certificar-se de que o aplicativo tem as permissões necessárias para funcionar em segundo plano.

Agora, o programa Tap Tap já está pronto para funcionar, mas ainda é preciso configurar quais ações deseja realizar. Para isso, siga este passo a passo:

publicidade
  1. Abra o Tap Tap normalmente e toque em “Ações”.

  2. Leia a explicação de como o programa funciona e toque em “Ok”. Então, toque em “Adicionar ação”.

  3. Selecione uma das ações disponíveis.

  4. Depois de definir a ação, deixe-a na primeira posição.

Pronto! Agora, basta dar dois toques na parte traseira do celular para fazer a ação configurada.