Com a chegada das redes sociais, capturar momentos para que sejam postados se tornou um hábito. Mesmo pessoas com pouca experiência gostam de tirar aquela foto de uma paisagem ou momento importante.

Para marcar esse tipo de arte, no dia 19 de agosto é comemorado o Dia Mundial da Fotografia. A homenagem foi criada para encorajar fotógrafos – amadores ou profissionais – a compartilharem histórias com sua própria maneira de clicar.

publicidade

Para ajudar com isso, separamos algumas dicas básicas para ajudar a capturar momentos para que fiquem eternizados. Vale lembrar que, para seguir a profissão de fotógrafo, é necessário muito estudo e dedicação no entendimento das técnicas para composição de uma foto. As dicas abaixo são destinadas para pessoas que tiram fotos no dia a dia.

Equipamento

Muitas vezes, profissionais contam com diversos equipamentos sofisticados para vários tipos de fotografia. Para o usuário comum, um bom smartphone pode ser a solução. Além disso, é interessante que se tenha uma noção do aparelho utilizado. Não adianta esperar que tudo será feito automaticamente – apesar de alguns modos ajudarem muito com isso. Além disso, é legal fazer uma pesquisa simples sobre o que o dispositivo pode fazer.

Luz

A luz serve como um ótimo guia para as fotos. Entender a importância da incidência de luz e sombra pode ser o fator decisivo para uma captura satisfatória. Como regra básica, deve-se primeiro observar de onde a iluminação está vindo e como ela incide sobre o objeto fotografado.

iStock-1002673938.jpg

Observar a luz é bastante importante para composição de uma fotografia. Foto: Imgorthand

Fotógrafos muitas vezes indicam que pessoas comecem tirando fotos monocromáticas para criar uma noção básica sobre a utilização das luzes em uma fotografia.

Foto ‘crua’

Outra dica é sempre tentar fotografar sem filtros de correção – eles podem ser adicionados depois, se for o caso. Com isso, é possível ter controle total sobre o resultado e, posteriormente, sobre a edição.
Em alguns casos, pode ser interessante capturar uma imagem em que a reação ou expressão natural do assunto fotografado não seja incomodada com alterações.

Para quem deseja aplicar algum efeito ou tratar a foto para que ela fique melhor. O Olhar Digital separou os cinco melhores aplicativos para editar fotos no Android

Enquadramento

Uma foto parece mais bonita se você enquadrá-la bem. Suponha que durante um passeio de bicicleta você queira capturar o pôr do Sol. Em primeiro lugar, pare a bicicleta, pegue sua câmera e trabalhe na construção do enquadramento. O segredo é observar o que você deseja transmitir e usar os elementos ao redor para ajudar a constituir a paisagem.

Prática

Por fim, a dica mais importante é que você não vai conseguir capturar uma foto de tirar o fôlego na primeira tentativa. Esse é um processo que exige muita prática e aprimoramento. Por conta disso, não fique chateado se suas capturas não saírem tão boas no começo.

Outra dica já citada, mas que vale a pena reforçar, é entender o que as configurações da câmera fazem e como elas podem afetar a imagem. Dominando esses princípios, as fotos serão cada vez melhores.

Via: Ht Tech