Anteriormente, o Instagram adicionou um recurso de tags parecido com o Snapchat que poderia direcionar usuários para o perfil de outras pessoas apenas apontando a câmera do app para a identificação. Agora, após um curto período de testes, a rede social substituiu o antigo sistema por um QR Code personalizado, que funciona de maneira semelhante.

Apesar disso, há uma diferença fundamental: o código pode ser escaneado por qualquer aplicativo de câmera que leia esse tipo de identificação – o sistema anterior ficava restrito ao app do Instagram.

publicidade

A solução pode ser bastante interessante principalmente para pessoas que querem trocar rapidamente os contatos ou se uma pequena empresa deseja conseguir mais seguidores – basta divulgar o código em alguma publicação ou propaganda.

Cada QR Code é único e leva para um perfil diferente. Para descobrir o seu, basta acessar o perfil, clicar nas três linhas localizadas na parte superior direita para abrir as configurações e, em seguida, selecionar a opção “Código QR”.

WhatsApp-Image-2020-08-19-at-08.39.45.jpg

Integração do Instagram com o Facebook

O Facebook parece ter iniciado o plano de unificar as mensagens de seus aplicativos – embora de maneira gradual. Na sexta-feira (14), alguns usuários começaram a receber avisos dentro do Instagram de que poderiam “conversar com amigos que usam o Facebook”.

Uma prova de que essa integração começou, é que o símbolo padrão do Instagram para mensagens – o pequeno avião de papel – foi substituído pelo visto no Facebook Messenger. Essa mudança ocorreu para alguns usuários de sistemas Android e iOS.

O update também deve mudar alguns elementos visuais dentro do Instagram, como trazer uma aparência “mais colorida” aos chats, adicionar a opção de responder diretamente às mensagens – apenas deslizando-as para o lado – e mais emojis. No entanto, ao que parece, a atualização acontece de maneira gradual.

Este parece ser um dos passos do plano de unificação das conversas entre Instagram, Messenger e WhatsApp, com a criptografia como recuso comum entre os aplicativos. O objetivo é o de criar um espaço social mais privado e permitir fácil acesso a todos os usuários a partir de um único app.

Via: Engadget