Quando se trata de garantia de privacidade de dados e segurança de informações contidas em smartphones, já se sabe que antivírus e ferramentas VPN gratuitas, por exemplo, não são suficientes. Há sempre a busca por mais proteção neste sentido e, para te ajudar nesta tarefa, o Olhar Digital preparou uma lista com nove aplicativos que podem realmente fazer a diferença no seu celular.   

Cabe frisar que a maioria dos apps abaixo são para sistema Android, visto que a Apple preza muito mais pela não intromissão de estranhos em seus smartphones. As aplicações instaladas nos equipamentos da gigante da tecnologia não podem, por exemplo, acessar detalhes da rede, reconfigurar permissões ou ver qualquer outro dado mais profundo no software.

Confira a lista:

Acess Dots

Há algum tempo é levantada a polêmica de celulares nos ouvirem e filmarem mesmo quando achamos que estão desligados. O Access Dots atua justamente para evitar este tipo de intromissão. Na tela do programa, você verá um indicador na barra de status se um aplicativo tiver ativado de forma oculta o microfone ou câmera do aparelho.

publicidade

O iOS 14 já oferece esta função aos iPhones, onde alertas são gerados na tela se um aplicativo estiver tentando usar a câmera e microfone.

O diferencial do Access Dots também é a possibilidade de realizar doações para o desenvolvimento do aplicativo. Em troca, o app oferece a alteração da posição e tamanho do botão indicador. A aplicação está disponível para Android aqui.

Alfred Home Security Camera

Este aplicativo é totalmente inovador. Pode ser usado para sanar várias necessidades do cotidiano, como ficar de olho no bebê enquanto executa outras tarefas em casa. A aplicação transforma o telefone ou até um tablet antigo em uma câmera de segurança. Para este sistema, você precisará de dois dispositivos, sendo um para gravação de vídeo e outro para assistir ao feed.

Além disso, o Alfred incluí detecção de movimento bidirecional, áudio e uma sirene embutida.

O aplicativo está disponível aqui para Android e aqui para iOS.

Bouncer

Com tantas permissões para aplicativos, o Bouncer tona-se essencial, pois oferece mais controle sobre o que os programas instalados no smartphone podem fazer ou não. Neste sentido, o que conquista o usuário é a possibilidade de conceder permissão temporário ou única, quando for necessário.

Estas permissões podem ser revogadas depois de um tempo determinado ou quando o aplicativo for fechado. Um benefício extra é que o Bouncer também mantém registro de atividades de permissão aos aplicativos.

Baixe aqui este app para Android.

Fing

Resumidamente, o Fing te ajuda a descobrir o que está acontecendo na sua rede. Ele pode indicar quais dispositivos estão conectados ao Wi-Fi doméstico, o deixando seguro e longe de pessoas que não tenham a permissão para usá-lo.

Disponível para Android e iOS, o aplicativo também oferece a verificação de velocidade de sua conexão. Além disso, o sistema tentará encontrar câmeras ocultas em seu quarto de hotel, por exemplo, e ainda informará sobre novos equipamentos conectados à sua rede.

Baixa aqui para Android e aqui para iOS.

Firefox Focus

Disponível para Android e iOS de forma gratuita, o Firefox Focus é um navegador que bloqueia anúncios e rastreadores por padrão, o que resulta na experiência de navegação rápida, segura e quase sempre não rastreada.

O aplicativo ainda mostra uma lixeira na parte superior da tela, que possibilita ao usuário excluir o histórico de navegação, senhas armazenadas e cookies de sites com um único toque. A funcionalidade assemelha-se ao acesso instantâneo a um modo privativo ou mesmo anônimo sempre que você estiver online.

O sistema está disponível gratuitamente nas lojas de aplicativos do Android aqui e iOS aqui.

GlassWire

Este aplicativo está disponível apenas para Android, mas vale a pena quando o assunto é o uso de dados. O GlassWire oferece um ranking de quais apps estão usando mais dados do celular. A funcionalidade vale para uploads e downloads.

Outra função que ganha o público deste aplicativo é a obtenção de alertas instantâneos quando um novo aplicativo começa a se comunicar com a internet. A aplicação também possui um firewall disponível dentro do aplicativo.

Se você está preocupado com seu plano de dados enquanto está longe do Wi-Fi de casa ou deseja ter certeza de que certos aplicativos não estão enviando dados de volta para a base quando não deveriam, o GlassWire pode ajudar.

Baixa aqui para Android.

Jumbo

O Jumbo é totalmente necessário para quem não consegue assimilar tantas informações nas configurações de privacidade de redes sociais, que inclusive mudam rapidamente. Conectado diretamente às contas online cadastradas no celular, o aplicativo pode deletar tweets antigos automaticamente, impedir que o Google colete informações demais sobre você, limitar a personalização de anúncios dentro do Facebook, entre outras funcionalidades.

O objetivo do sistema é garantir que você realmente esteja compartilhando apenas as informações que deseja.

Ainda sobre o Jumbo, vale lembrar que todos os dados que forem feitos backups ou excluídos, ficarão bloqueados pelo Jumbo e não há nenhuma maneiro de exportá-los para uso em outros aplicativos.

O app pode ser instalado no sistema Android aqui e em iOS aqui.

Norton App Lock

Se você sempre compartilha seu smartphone Android com alguém, este aplicativo pode ser muito útil. Ele é simples de usar, totalmente gratuito e oferece suporte PINs, senhas e padrões para desbloquear aplicativos.

O Norton App Lock isola totalmente uma parte do seu aparelho, dando privacidade aos conteúdos desejados. Neste aplicativo, vale destacar a marca que já é conhecida pela credibilidade

Baixe aqui para Android.

Twilio Authy

Muito tem se falado na importância da autenticação de dois fatores, que evita a intromissão de terceiros nos aplicativos e até o roubo de dados e informações. Por isso, o Authy vem com a premissa de dar mais segurança às suas contas online.

Considerada uma das melhores ferramentas para o tratamento de gerenciamento de códigos neste sentido, este aplicativo é fácil e de intuitivo acesso. Adicionar contas e gerar códigos de login torna-se um processo fácil, bem como mover o próprio Twilio Authy entre celulares. Esta função específica torna muito menos estressante a questão de dupla verificação, assim como deveria ser.

Vale ainda lembrar que o aplicativo funciona em uma série de contas, como Google, Miscrosoft, Facebook, Vernote e Dropbox.

A aplicação está disponível para Android aqui e para iOS aqui.