O “Gboard” é o teclado virtual do Google para Android. Apesar de ser bem popular e ter muitas funções úteis, alguns recursos ficam um pouco escondidos e não são conhecidos por todos.

Uma função nova do sistema permite escrever ou ditar um texto para ser traduzido em tempo real. E essa é uma ótima opção para quem precisa redigir e traduzir algo de maneira simples.

publicidade

Importante

O “Gboard” também está disponível para iOS, mas essa nova função por enquanto só foi vista no Android. Ainda não há previsão nem confirmação de que o recurso chegará à versão do “Gboard” para iOS.

Para Android, a função está sendo liberada de forma gradual e, por isso, pode não aparecer para todos os usuários. Nos testes feitos pela equipe do Olhar Digital em dois aparelhos de marcas diferentes, ambos tinham o recurso já disponível.

O processo de configuração é bem simples e funciona com qualquer aplicativo em que seja possível digitar.

  1. Acesse a Google Play e faça o download do “Gboard”. Se já o tiver instalado, atualize-o para a versão mais recente.

  2. Abra um aplicativo qualquer e posicione o cursor onde quer escrever.

  3. Agora, no “Gboard”, clique no ícone do “Google Translate” e em “Ok”.

  4. Então, selecione os idiomas da tradução.

  5. Toque no ícone do microfone para começar a ditar e conceda a permissão solicitada pelo “Gboard” ou use o campo acima do teclado para escrever o que deseja. A permissão de acesso ao microfone é necessária para que a tradução de ditados seja feita. Se o “Gboard” voltar para a tela inicial, clique novamente no ícone do “Google Tradutor”.

  6. Com o texto pronto na tela, toque no ícone de “Confirmar” para encerrar o processo.