Uma atualização do app Adobe Lightroom para iOS (versão 5.4) apagou fotos e presets personalizados criados por usuários que não tinham um plano de backup no serviço Adobe Cloud. Embora uma correção para o bug já tenha sido distribuída, não há como recuperar os dados excluídos.

Usuários começaram a reclamar do problema em um fórum de usuários do Photoshop na última terça-feira (18). “Ontem, quando usei o Lightroom Mobile, ele estava OK. Eu ainda tinha meus presets e imagens salvos no app. Mas hoje, 18 de agosto de 2020, depois de atualizar o app na App Store, todas as minhas imagens e presets sumiram”, diz o usuário Mohamad Alif Eqnur.

publicidade

Rikk Flohr, representante da Adobe, respondeu com um comunicado oficial da empresa. “Estamos cientes que alguns consumidores que atualizaram para o Lightroom 5.4.0 no iPhone e iPad podem ter perdido fotos e presets que não foram sincronizados com a nuvem do Lightroom”, diz o texto.

“Uma nova versão do Lightroom mobile (5.4.1) para o iOS e iPadOS foi lançada, que impede que este problema afete outros consumidores. Instalar a versão 5.4.1 não irá restaurar as fotos e presets dos usuários afetados pelo problema introduzido na 5.4.0.

publicidade

“Sabemos que alguns consumidores tinham fotos e presets que não poderão ser recuperados. Pedimos sinceras desculpas a quaisquer consumidores que tenham sido afetados por este problema”.

Segundo Flohr, conteúdo armazenado na nuvem do Lightroom não foi afetado pelo problema. A versão do app para Android, a versão desktop para macOS ou Windows e o Lightroom Classic também não foram afetados.

publicidade

Fonte: ZDNet