A desenvolvedora Epic Games entrou com um novo processo no domingo (23) alegando que a Apple estaria ameaçando retirar o suporte à Unreal Engine do iOS, em mais uma resposta ao embate envolvendo Fortnite.

Desde o dia 17 de agosto a Epic dizia que a Apple ameaçava a desenvolvedora de cortar o seu acesso a todas as ferramentas de desenvolvedor iOS e macOS. A ação seria uma resposta à Epic, que criou nova opção de pagamento dentro de Fortnite que driblava a comissão paga à Apple e Google em suas lojas virtuais.

publicidade

Segundo a Epic Games, remover o suporte seria uma punição desnecessária, afetando os desenvolvedores que criaram jogos com o motor da Epic e que não têm envolvimento direto no caso. A Unreal Engine, desenvolvida pela Epic, tem sido a base para muitos games desde 1998.

Caso o acesso às ferramentas Apple fosse revogado, a Epic seria incapaz de atualizar a versão atual da Unreal Engine, na qual são baseados inúmeros jogos em várias plataformas, ou de lançar novas versões, tanto no iOS quanto no macOS. Isso, indiretamente, afetaria milhares de desenvolvedores que usam o software.

publicidade

“A amplitude da retaliação da Apple é em si mesma um esforço ilegal para manter seu monopólio e refrear qualquer ação de outros que possam ousar se opor à Apple”, diz o processo.

Microsoft apoia a Epic Games

O gerente geral da Microsoft, Kevin Gammill, demonstrou apoio a desenvolvedora e seu processo movido contra Apple, por meio de um tuíte, e enfatizou como seria ruim se o acesso da Epic às ferramentas do iOS fosse revogado.

publicidade

“Negar o acesso da Epic ao SDK da Apple e outras ferramentas de desenvolvimento impedirá que a Epic ofereça suporte à Unreal Engine no iOS e macOS”, disse Gammill.

Ainda segundo Gammill, qualquer desenvolvedor de games com acesso ao mecanismo da Apple, pode corrigir falhas de segurança ou bugs e, se esse acesso fosse limitado de alguma forma, vários jogos teriam seu suporte interrompido, inclusive o Forza da Microsoft.

publicidade

O embate entre Epic e Apple 

A Apple decidiu banir da App Store o aplicativo do jogo “Fortnite” criado pela desenvolvedora Epic Games, em 13 de agosto. A ação veio após o aplicativo oferecer um canal de pagamento mais barato, eliminando a mediação da Apple, que recebe 30% das vendas feitas por apps no iOS.

Na época, a Apple justificou a exclusão afirmando que a Epic “tomou a decisão infeliz de violar as orientações da App Store” que, segundo a companhia, são válidas para todos os desenvolvedores de forma igualitária e servem para garantir a segurança dos usuários.

Pouco antes disso, no dia 24 de julho, Tim Sweeney, CEO da Epic Games, afirmou que a loja da Apple consiste em um “monopólio absoluto”, dadas as altas taxas cobradas e dificuldades encontradas para o lançamento de softwares na plataforma.

Segundo Sweeney, se os desenvolvedores pudessem aceitar pagamentos por conta própria, sem as taxas de 30% que a Apple e o Google recebem nas compras no aplicativo, o montante poderia ser usado para benefícios em prol dos usuários.

Fonte: The Verge