EnglishPortugueseSpanish

Para utilizar a tecnologia do Android Auto, muitos aparelhos precisam estar ligados através de um cabo USB com o carro que tinha esse sistema instalado, mas há dois anos o Google tornou possível a conexão sem fio para os aparelhos da linha Google Pixel e Samsung Galaxy. Agora, a empresa se prepara para disponibilizar o recurso para celulares com o Android 11 instalados.

Recentemente, a companhia atualizou a página de suporte para o serviço, descrevendo que países a plataforma pode ser utilizada e que dispositivos são necessários para usar o Android Auto sem precisar do cabo. Acima da descrição de quais telefones que usam Android 10 ou a versão 9 do sistema operacional são compatíveis, o Google adicionou uma nova nota afirmando “Qualquer smartphone com Android 11.0” poderá utilizar o Android Auto sem fio.android-11-update.png

publicidade

Imagem de reprodução da atualização do Android 11 e compatibilidade com Android Auto – Via: Google Blog

Qualquer aparelho, seja ele fabricado pela Xiaomi, Motorola, LG, Samsung ou até mesmo a Nokia, que venha com próxima versão do Android será compatível. Também serão incluídos os aparelhos que atualizarem para a versão 11 do sistema operacional, o que poderá incluir alguns modelos mais antigos dependendo do suporte da fabricante e operadora.

A única restrição encontrada é que seu telefone deve ser capaz de se conectar com redes WiFi de 5GHz. O Google também deixou notas específicas para residentes da Europa, dizendo que os aparelhos podem ser incompatíveis mesmo se atualizados para o Android 11, já que lá existem exigências específicas do uso desta frequência de WiFi em carros. Similar a isso, residentes de países como Rússia e Japão, onde o 5GHz para conexões sem fio são proibidas, não poderão usufruir da conexão wireless do Android Auto.

A atualização chega a medida que fabricantes como a BMW finalmente começam a colocar suporte a conexões sem fio no Android Auto instalado em seus veículos. Para uma maior expansão, temos que aguardar as outras fabricantes tomarem a mesma decisão.

android-auto-spotify.png

Android Auto tocando Spotify com navegação rodando em segundo plano. Via: Google Blog

O Android Auto é uma interface/plataforma que permite a conexão de seu celular Android com a tela, som e sistema do carro. Provendo controle sobre aplicativos de música, podcasts, GPS, busca, contatos dentre outros.