A Apple parece estar mais próxima de abocanhar um dos mercados mais importantes do mundo no segmento de smartphones. A partir desta segunda-feira (24), a empresa de Tim Cook anunciou que passará a fabricar a linha iPhone SE na Índia. A medida irá poupar uma taxa de importação de 20% paga por fabricantes sem unidades locais paguem e vai reduzir o custo do produto final para os mais de 1,3 bilhão de indianos.

“O Iphone SE embala nosso chip mais poderoso, em nosso tamanho mais popular, com nosso preço mais acessível, e estamos empolgados em fazê-lo na Índia para nossos clientes locais”, disse a Apple em comunicado ao Gadgets 360.

publicidade

A fabricação do iPhone SE em território indiano tem início quatro meses após o lançamento do modelo no país — que já produz os modelos iPhone 6S, iPhone 7, iPhone 11 e iPhone XR em território nacional. No começo de agosto, o ministro da União, Ravi Shankar Prasad, revelou que os fabricantes contratados da Apple — Foxconn, Wistron e Pegatron — solicitaram um plano de incentivo de US$ 6,64 bilhões (aproximadamente R$ 37 bilhões) vinculado à produção do governo.

Enquanto a Foxconn e a Wistron já iniciaram as fabricações do iPhone SE, a Pegatron ainda está em negociações para iniciar suas operações no sul da Índia até o final de 2020.

publicidade

A versão 11 do dispositivo do iOS chegou a bater recordes de venda em 2019 na Índia, e a mais nova medida adotada pela Apple pode ser um grande catalisador para as vendas do iPhone SE no país. De acordo com Tarun Pathak, diretor associado de pesquisa de mercado da Counterpoint Research, o iPhone SE já é responsável por mais de um terço das vendas dos produtos Apple em território indiano. “A fabricação local certamente trará certas vantagens que podem ser repassadas para os usuários”, afirmou Pathak.

Por ora, não há uma data assertiva para o início das vendas dos modelos SE fabricados na Índia. A expectativa, no entanto, é que os dispositivos com o rótulo “fabricado na Índia” devam chegar às lojas indianas nas próximas semanas.

publicidade

Descontos no preço dos celulares com o intuito de aquecer o mercado também não seria uma grande surpresa, já que a Apple vem adotando diferentes estratégias de venda para ganhar o mercado indiano.