Assim como Apple e Google, a Samsung também tem seu serviço de carteria digital. O Samsung Pay é um recurso que está disponível em alguns smartphones da fabricante coreana e possibilita transações financeiras apenas com a aproximação do aparelho nas máquinas de cartão compatíveis. O pagamento é possível a partir das tecnologias NFC e MST (que é uma tecnologia proprietária da Samsung).

Para fazer o uso do Samsung Pay, é necessário ter um celular compatível com o recurso e ter o aplicativo Samsung Pay instalado, além de um cartão de débito ou crédito também compatível com o recurso. Os smartphones Samsung já vem com o aplicativo instalado de fábrica, mas também pode ser baixado de lojas de aplicativos.

Instalação e primeiro uso

Ao abrir o app pela primeira vez uma tela de cadastro surgirá. É só entrar com as suas informações.

Cadastrando um cartão

Assim que as suas informações estiverem inseridas e a conta for criada no app, basta adicionar um cartão. Para fazer isso basta tocar no “+” no lado esquerdo superior, logo abaixo do seu nome. Assim que tocar, o app vai pedir acesso à câmera do smartphone, para que em seguida ele possa escanear e preencher automaticamente as informações do cartão no app, mas os dados podem ser inseridos manualmente se necessário. 

publicidade

Autorizando o uso

Assim que as informações do cartão estiverem inseridas é necessário liberar o uso das informações dele pelo banco ou instituição financeira que o emitiu. Fintechs, como o Banco Inter e a Neon conseguem fazer essa liberação pelos seus aplicativos. Já os bancos tradicionais, como o Banco do Brasil, por exemplo, fazem com que seja necessário ir a um caixa eletrônico fazer a liberação.

Usando o Samsung Pay

Assim que a liberação estiver feita, já é possível utilizar o Samsung Pay. O acesso ao aplicativo pode ser feito instantaneamente deslizando de baixo para cima na tela inicial ou na tela de bloqueio do celular. Fazendo esse movimento se tem acesso direto ao cartão adicionado e validando com a impressão digital ou PIN o aparelho começa a vibrar levemente, indicando que é o momento de aproximá-lo da máquina de cartão e realizar o pagamento.