Depois de se curar de covid-19 em abril, um paciente de 33 anos foi diagnosticado novamente com a doença agora em agosto. Para cientistas de Hong Kong, esse é o primeiro caso registrado de reinfecção pelo novo coronavírus.

Em São Paulo, especialistas acompanham 15 casos para verificar se se tratam de reinfecção. O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo investiga sete indivíduos e o Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto, no interior do Estado, verifica oito casos.

publicidade

O caso que levantou as suspeitas sobre reinfecção é de uma técnica de enfermagem de Ribeirão Preto. O primeiro teste feito por ela, em maio, quando começou a apresentar sintomas, teve resultado negativo. O exame foi repetido no nono dia e a infecção, confirmada. No dia seguinte, os sintomas desapareceram.

Agora, 38 dias depois, os sinais da doença retornaram. Ela passou por mais um exame do tipo RT-PCR e o resultado foi positivo. Fernando Bellissimo, que coordena o estudo, diz que o estudo foi enviado a uma revista científica. Se a publicação for aprovada, significa que a suspeita de reinfecção foi referendada pela ciência.