Se você é fanático pelo espaço, terá um resto de semana empolgante. Quatro missões espaciais estão programadas para lançamento entre esta quinta-feira (27) e domingo (30), sendo três delas na Costa Espacial da Flórida.

A ação começa às 3h12 (horário de Brasília) de quinta-feira, com o lançamento de um foguete Delta IV Heavy da United Launch Alliance (ULA), transportando o satélite espião NROL-44 do Escritório Nacional de Reconhecimento dos Estados Unidos, partindo da Estação da Força Aérea do Cabo Canaveral, na Flórida. O lançamento poderá ser acompanhado ao vivo pela transmissão da ULA.

publicidade

Na sexta-feira (28), é a vez de um foguete Falcon 9 da SpaceX decolar. Também partindo do Cabo Canaveral, às 20h19 (horário de Brasília), o foguete levará o satélite SAOCOM 1B para o espaço, em nome da agência espacial da Argentina.

Algumas horas depois, será a vez da Rocket Lab fazer seu lançamento, o único que não parte dos EUA. O foguete Electron ganhará uma nova oportunidade em uma missão de retorno ao voo, a primeira após uma anomalia impedir que ele entrasse em órbita em seu último lançamento, no dia 4 de julho. Se tudo acontecer conforme o planejado, o Electron sairá da base da Rocket Lab na Nova Zelândia à meia-noite (horário de Brasília) de sábado (29), transportando o satélite de observação planetária Sequoia, da empresa Capella Space, de São Francisco (EUA).

Reprodução

Foguete Electron falhou em seu primeiro lançamento, e terá uma nova oportunidade de ir ao espaço neste sábado (29). Imagem: Reprodução/Rocket Lab

Por fim, no domingo (30), a SpaceX aparece novamente, lançando outros 60 de seus satélites Starlink a bordo de um Falcon 9. A decolagem está programada para 11h08 (horário de Brasília), partindo do Centro Espacial Kennedy da Nasa, que fica ao lado da Estação de Cabo Canaveral.

Se dermos sorte, poderemos ter ainda um quinto lançamento nesse mesmo período. A startup Astra, sediada na Califórnia, pretende realizar sua primeira missão orbital em breve, partindo do Pacific Spaceport Complex na ilha Kodiak, no Alasca. Em um tuíte do dia 11 de agosto, a empresa afirmou que a próxima oportunidade de lançar seu Rocket 3.1 provavelmente chegaria no fim deste mês, também conhecido como o fim desta semana.

Via: Space