‘Fall Guys’ se torna o jogo mais baixado da história da PS Plus

O grande sucesso dos videogames neste ano veio de onde menos se esperava. Não se trata de nenhum jogo grande, com gráficos ultrarrealistas, como “The Last of Us 2”. Nada disso: a grande surpresa do ano é “Fall Guys“, o colorido título independente inspirado em quadros televisivos como as “Olimpíadas do Faustão”.

A Devolver Digital, publicadora do jogo desenvolvido pela Mediatonic, anunciou nesta terça-feira que o jogo já vendeu mais de 7 milhões de cópias para PC por meio do Steam. Além disso, o game é o mais baixado da história do programa PS Plus, no qual a Sony oferece títulos mensais como brinde aos assinantes do serviço.

Por questões de sigilo comercial, a Sony não revela quantos assinantes baixaram “Fall Guys” para o PS4, mas considerando o peso dos títulos que já foram distribuídos, como “Uncharted”, “Call of Duty”, “Metal Gear”, “The Last of Us”, o fato de que um jogo independente chegou a esse recorde é uma marca significativa.

“Fall Guys” foi um hit instantâneo quando foi lançado, valendo-se também da força da PS Plus para ter o seu impulso inicial. Rapidamente, o conceito do jogo, o visual cômico e toda a comunidade criada ao redor do jogo fez com que o game se tornasse um sucesso em plataformas como a Twitch, criando um ciclo de promoção e divulgação que criou resultados comerciais muito positivos.

O efeito não foi muito diferente do observado em 2015, com “Rocket League”, que seguiu o mesmo caminho de lançamento diretamente na PS Plus. Sem esse esforço de divulgação inicial grátis, seria difícil para um jogo independente, por melhor que ele fosse, alcançasse resultados tão positivos e tão rapidamente.

Quem tem um PlayStation 4 e quer jogar “Fall Guys” ainda pode aproveitar a oportunidade para baixar o jogo gratuitamente até o fim de agosto, quando a Sony trocará os games do programa. A partir daí, o jogo só poderá ser adquirido pelo seu preço normal, de R$ 83,50. No Steam, o jogo está mais barato, custando apenas R$ 38.

Até o momento, não há uma previsão de quando o jogo pode ser lançado em outras plataformas, como Xbox e Switch. O FAQ do game, no entanto, diz que os desenvolvedores “gostariam de levar o jogo para outras plataformas no futuro”, sem data. Eles também pedem que o público se manifeste pelo Twitter e pelo Discord para que possam checar a demanda pelo suporte a outros consoles. O que já está confirmado é uma versão para celulares, mas limitada à China.

Se o exemplo de “Rocket League”, que teve um lançamento muito similar, for seguido por “Fall Guys”, o jogo pode demorar alguns meses para chegar aos outros consoles. “Rocket League” só saiu no Xbox sete meses depois de sua chegada ao PlayStation, e no Switch a demora foi ainda maior, com um ano e quatro meses de atraso.

Esta post foi modificado pela última vez em 26 de agosto de 2020 18:08

Compartilhar
Deixe seu comentário
Publicado por
Renato Santino