Na última terça-feira (25) a cidade de Santo André, no estado de São Paulo, foi premiada pelo primeiro lugar no “Ranking de Serviços de Cidades Inteligentes”. O levantamento listou 100 municípios com maior oferta de serviços tecnológicos ao cidadão. Para isto, 26 requisitos foram analisados, sendo que o município paulista preencheu 20 deles de forma satisfatória.

O estudo foi elaborado pelo Sindicato Nacional das Empresas de Telefonia e Serviços Móvel Celular e Pessoal (SindiTelebrasil) e pela Teleco, que inclusive esclarece que tornar um cidade inteligente pode melhorar o convívio em sociedade de várias formas. O levantamento analisou 100 municípios com maior oferta de serviços inteligentes para o cidadão, voltados às áreas de mobilidade urbana, e-Gov, educação, saúde e meio ambiente.

Entre os destaques que justificaram o primeiro lugar está a gestão digital, que resultou na emissão de 569 mil boletos e 360 mil certidões online. A gestão também trouxe a implantação do Acto, que possibilita aos moradores as emissões de alvarás, certificados e outros documentos relacionados a empreendimentos via internet.

Já na área da educação, o uso de tablets e celulares por parte dos alunos da rede municipal contribuiu de forma significativa para o prêmio. Outro serviço que fez com que a cidade da região do ABC liderasse o ranking foi a chamada telegestão da iluminação pública. A iniciativa foi pensada no sentido de controlar a luminosidade à distância, bem como antecipar eventuais manutenções necessárias.

publicidade

Ainda a título de exemplo do que foi analisado para gratificar a cidade, o município paulista possui 23 mil usuários mensais do serviços de Zona Azul, que é usado de forma totalmente digital. O controle de trânsito em Santo André, com semáforos inteligentes em 22% dos cruzamentos, também contou pontos.

“Cidades Amigas da Internet”

Santo André também evoluiu no ranking das “Cidades Amigas da Internet”. Na última edição do prêmio, o município esteve em 98º posição, dando um salto para o 16º lugar neste ano. O ganho de 82 posições foi graças às atualizações das leis de incentivo à implantação de infraestrutura de telecomunicações.

“Um dos grandes movimentos de consistência foi o lançamento do Parque Tecnológico, em dezembro de 2019, com nossos parceiros e mais de 120 serviços ofertados. Conectados com as instituições e com a iniciativa privada, o resultado não poderia ser diferente. Isso no traz ainda mais responsabilidade e, ao mesmo tempo, temos que comemorar um feito tão importante”, disse o secretário de Desenvolvimento e Geração de Emprego de Santo André, Evandro Banzato.

Fonte: ABC do ABC