A smart TV é hoje um item essencial na sala de qualquer pessoa que queira ter comodidade para assistir diversos conteúdos, acessar os principais serviços de streaming e realizar outras atividades ao instalar aplicativos. Já a TCL é a marca de tradição neste tipo de aparelho, líder global em Android TVs e segunda maior fabricante de televisores do mundo, e está lançando sua nova linha de Android TVs no Brasil com displays QLED. O Olhar Digital teve a chance de testar o modelo de 55 polegadas QLED C715 da TCL e conta a seguir o que achou dele. Confira!

A linha C715 da TCL tem aparelhos de 55 e 65 polegadas, sendo que nós tivemos o acesso ao modelo de 55 com a resolução 4K. A maior parte do acabamento da TV é feito de metal na cor cinza, que deixa o produto com um ar elegante e premium, o que é realmente um diferencial das outras opções do mercado, por exemplo as bordas são 25% mais finas quando comparadas ao principal concorrente da mesma categoria. Contando com as bordas mais finas da categoria, logo abaixo da tela, está o alto falante da televisão, que é bem discreto e fica apenas em evidência ou a vista ao estar realmente perto do produto. Os pés da TV foram bem planejados, deixam o aparelho firme e não ficam distantes um do outro, o que torna a C715 um produto ideal mesmo para quem tem um rack ou móvel pequeno. Já nas conexões, que ficam na parte lateral do produto e em um local de fácil acesso, temos: 3 portas HDMI, 1 entrada para vídeo composto, 1 saída de áudio digital, 1 saída de áudio convencional P2, entrada para antena, 1 porta para cabo de rede e duas portas USB 2.0. O controle remoto da televisão aposta em um visual minimalista e simples, trazendo apenas os botões realmente essenciais para navegar no sistema, além de atalhos para abrir a Netflix e o Globoplay rapidamente. O modelo possui controle por comando de voz hands free e conta com um microfone no aparelho e outro no controle remoto, que pode também ser utilizado para dar comandos de voz.

O sistema da televisão é o Android TV na versão 9, e que é otimizado pela presença da inteligência artificial desenvolvida com exclusividade pela TCL. A sua interface inicial é bem organizada e, logo ao ligar o aparelho, você já vê os principais conteúdos em destaque ou assistidos recentemente no YouTube, Netflix, Globoplay, Prime Video e outros serviços. Esta lista, inclusive, pode ser personalizada para mostrar apenas os serviços que você realmente utiliza. Também por conta do Android TV, um recurso interessante da TCL C715 é o “Chromecast integrado”, que pode ser usado para exibir o conteúdo de outros dispositivos como celulares. Já em relação à loja de aplicativos, aqui, nós temos o acesso a Google Play com os programas que são compatíveis com o Android TV. De forma geral, o catálogo dela é bem vasto e você encontrará opções de aplicativos para realizar praticamente qualquer tarefa, inclusive planejar o seu dia consultando a sua agenda e a previsão do tempo pela TV. No quesito performance, a TCL C715 não decepciona e responde com uma boa velocidade aos comandos e na hora de rodar aplicativos tendo 2 gigas de memória RAM e 16 gigabytes de espaço de armazenamento. Já o Google Assistente, funciona muito bem para pedir que um conteúdo específico seja aberto em um serviço, obter informações e realizar outras tarefas simples. E, você pode conectar a TV com equipamentos IoT, desde sound bar, joysticks para jogos, como lâmpadas, ar-condicionado ou fechaduras e gerenciar toda a sua casa, realizando comandos personalizados com um simples comando de voz.

Em relação a uma das partes mais importantes de qualquer TV, a imagem, a TCL C715 consegue oferecer um bom contraste e ótimos níveis de preto, garantindo um volume para cores, com uma nitidez e uma beleza de imagem que só uma TV com a tecnologia QLED pode alcançar. A televisão vem com os modos: dinâmico, padrão, Smart HDR, esporte, filme, jogo e PC. Os conteúdos 4K acabam sendo reproduzidos com uma ótima qualidade e nível de detalhes, enquanto o upscale de vídeos com uma resolução menor também é bom, mas a qualidade acaba oscilando de acordo com a fonte. Ainda para melhorar as imagens, a TCL C715 conta com o Dolby Vision e o HDR10+. Já no quesito áudio, a TV traz a tecnologia Dolby Atmos, que é capaz de dar ênfase em diversos efeitos sonoros e melhorar a experiência surround. O som desta TV é reproduzido com uma boa qualidade e de forma nítida. O seu volume, vale acrescentar, é bem alto e sofre com pequenas distorções apenas quando é utilizado perto de seu nível máximo.

A 55 TCL C715 é uma ótima opção de smart TV, que consegue oferecer uma excelente qualidade de imagem e som. O Android TV está cada vez mais robusto e fácil de ser utilizado e já está sendo considerado como uma evolução natural da SMART TV, mas aqui algumas melhorias pequenas poderiam ser feitas como na hora de usar o teclado virtual ou na hora de realizar ajustes e configurações. Ainda assim, isso não é nada que chegue a atrapalhar a boa experiência final oferecida pela TCL 55 C715. Anunciada durante a CES 2020 em janeiro, esta TV está sendo lançada no Brasil em agosto, com preço a partir de R$ 3.999 e você pode comprar agora na Fast Shop.