O cérebro humano se adapta facilmente às mudanças de iluminação para preservar a aparência das cores. Muito útil no cotidiano, esse recurso natural pode ser manipulado para criar uma ilusão de ótica que faz imagens em preto e branco parecerem coloridas, mesmo não apresentando cor alguma.  

Isso foi demonstrado de forma divertida pelo biólogo Andrew Steele em seu canal no YouTube. Utilizando essa função para “enganar” o cérebro, ele fez com que a visão adicionasse cores a duas paisagens que, na verdade, estavam em escala de cinza.

Primeiro, ele converteu as cores de uma imagem normal para as suas versões complementares (isto é, opostas no círculo cromático). Dessa forma, o azul virou laranja, e o verde, roxo. 

Em seguida, pediu aos espectadores que fixassem a visão num ponto negro ao centro da imagem. Depois de alguns segundos, a paisagem laranja e roxa é substituída para a sua versão em preto e branco. O espectador, porém, continua a enxergá-la colorida, com o céu azul e as árvores verdes. 

publicidade
ilusao-de-otica-2.gif
Ilusão de ótica causada pela adaptação cromática. Depois que o espectador fixa a visão na paisagem, o cérebro transforma o laranja e o roxo em suas cores complementares: azul e verde. Gif: Andrew Steele/YouTube

Adaptação cromática

Essa função cerebral se chama adaptação cromática, e permite que a mesma cor seja reconhecida nos mais variados ambientes. Graças a ela, uma folha branca mantém sua aparência mesmo sob a luz alaranjada de uma lâmpada incandescente, por exemplo.

Se, nessas circunstâncias, a superfície do papel for comparada a um círculo cromático, ficará evidente que ela está laranja. Ainda assim, os olhos continuam a enxergá-la como branca, pois se adaptaram à iluminação. 

“Essa parte do nosso sistema visual tem um propósito genuinamente útil, distinguindo as deliciosas frutinhas vermelhas das mortais frutinhas azuis, a despeito das mudanças na iluminação ao longo do dia”, explica Steele.

“Ela basicamente subtrai a cor da luz da cor do objeto em questão, fazendo com que você enxergue a sua cor verdadeira, mas nós podemos manipulá-lo de forma a fazê-lo ver cores onde não existe nenhuma”, completa.   

O vídeo na íntegra pode ser assistido a seguir.

Fonte: PetaPixel