Em julho, o Google iniciou os testes de uma nova função no Google Maps que informa a localização de semáforos em centros urbanos. A atualização envolveu um pequeno grupo de usuários de aparelhos Android. A gigante de tecnologia enfim decidiu expandir o alcance da funcionalidade que, nesta segunda-feira (31), chegou aos aplicativos de uma ampla porção de usuários nos Estados Unidos, segundo o site Android Police.

O veículo diz que a ferramenta não apresentou nenhuma melhoria desde que a sua primeira aparição. Os ícones são os mesmos e indicam apenas a presença de semáforos nas vias, principalmente, em cruzamentos. Ou seja, o recurso não informa as fases dos semáforos em tempo real.

Ainda assim, a função pode ser útil para usuários do app planejarem a melhor rota para evitar paradas desnecessárias ou trechos congestionados. Os ícones se adaptam automaticamente ao tamanho do mapa e podem ser visualizados no mapa tradicional, assim como no modo navegação. O Google ainda não revelou se a novidade chegará ao Brasil. 

publicidade

Semáforos são representados por pequenos ícones no mapa. Imagem: Droid Life

Vale lembrar que o Apple Maps, um dos principais concorrentes do aplicativo do Google, desde o lançamento do iOS 13, em 2019. Neste caso, ainda é possível programar a assistente virtual Siri para alertar sobre a proximidade de uma semáforo.

Seguidores

No início de agosto, o Google Maps adicionou novos recursos que aproximam o aplicativo de uma rede social. A plataforma permite seguir outros usuários para conferir dicas de lugares para visitar, seja um parque, cinema ou restaurante.

Ao seguir outra pessoa, o usuário passa a receber informações sobre novas postagens, recomendações ou outros detalhes diretamente em uma aba chamada Atualizações dentro do aplicativo. O recurso inclui usuários que tenham compartilhado análises, fotos ou listas publicamente.

Outra novidade recente na plataforma corresponde aos lembretes para usuários do Android usarem máscaras faciais ao sair de casa como medida de proteção contra o novo coronavírus.

Um novo banner com a mensagem “Use uma máscara. Salve vidas.”, acompanhado com uma animação de uma mulher colocando uma máscara, agora aparece na guia “Explorar” do aplicativo para dispositivos do sistema operacional do Google.

Via: Android Police