Os foguetes da categoria Super Heavy da SpaceX, que serão usados no lançamento da Starship em viagens a Marte, Lua e viagens hipersônicas ao redor do mundo, terão seu primeiro protótipo fabricado, no mais tardar, “esta semana”, de acordo com o CEO da empresa, Elon Musk, na conferência virtual “Humans to Mars”.

Ainda em desenvolvimento, os foguetes Falcon Super Heavy terão 70 metros de altura, 9 metros de diâmetro e de 24 a 37 propulsores Raptor – será o maior e mais poderoso foguete líquido já construído. Para comparação, o Falcon 9 que levou dois astronautas à Estação Espacial Internacional tem 70 metros de altura, 3,7 metros de diâmetro e 9 motores Merlin 1D+, muito menos potentes.

publicidade

De acordo com Musk, o objetivo da SpaceX é que o booster tenha um impulso de 7,5 mil toneladas, mais do que o dobro dos foguetes Saturn V (usado nas missões Apollo e Skylab) e do soviético N-1, além de três vezes o impulso do Falcon Heavy, da própria SpaceX.

SpaceX/Divulgação

publicidade

Primeiro protótipo da Starship. Imagem: SpaceX/Divulgação

O mais recente protótipo da nave estelar da SpaceX voou por apenas cerca de 150 metros, mas Musk garante que pode começar a construção do booster para a Starship ainda esta semana. “Isso vai ser muito legal”, disse Musk no “Humans To Mars”.

publicidade

Porém, voos mais longos da Starship só devem acontecer no próximo ano. “Os primeiros podem não funcionar”, disse Musk. “Este é um território inexplorado. Ninguém nunca fez um foguete orbital totalmente reutilizável. Essa é a porta de entrada para a galáxia ou pelo menos o Sistema Solar”, completou o empresário.

Via: Teslarati/CNet

publicidade