A SpaceX adiou para quinta-feira (3) o lançamento do próximo lote de satélites da Starlink, anteriormente previsto para subir a bordo do Falcon 9 nesta terça-feira (1º). De acordo com a empresa, os planos mudaram devido a uma “revisão de dados”. 

Este é o segundo adiamento deste lote de satélites. Originalmente, o lançamento estava marcado para o domingo (30), mas não ocorreu por conta de condições atmosféricas desfavoráveis. Ao todo, ele carrega 60 satélites destinados à órbita baixa da Terra

“Agora estamos alvejando a quinta-feira, 3 de setembro, às 8h46 [9h46 no horário de Brasília] para o lançamento da Starlink do Complexo de Lançamento 39A, com aprovação pendente pelo Range — a equipe está levando tempo adicional para revisão de dados”, afirmou a SpaceX no Twitter.         

Como “Range”, o tuíte refere-se ao Eastern Range, área pertencente à Força Aérea dos EUA onde ocorrem os lançamentos de foguetes.

publicidade

Até o momento, a SpaceX já lançou 652 satélites Starlink para o espaço, e tem permissão para aumentar esse número para 12 mil nos próximos anos. A empresa de Elon Musk quer também instalar 5 milhões de terminais de acesso na Terra para a futura rede de internet

O último lançamento ocorreu em 18 de agosto, levando 58 satélites à órbita baixa, e quebrou o recorde do número de vezes em que um foguete foi reutilizado. O primeiro estágio do Falcon 9 usado na missão já voou e foi recuperado seis vezes. 

A constelação Starlink vai fornecer rede de internet de baixa latência para áreas remotas, sobretudo zonas rurais, onde as empresas tradicionais de telecomunicações encontram dificuldades para fornecer conexão por meio de linhas fixas ou torres de celular. Os testes de acesso beta devem ser iniciados ainda este ano, com planos para que o lançamento comercial completo ocorra em breve.

Via: Space