A nova Aurora Limited, da marca Evelo, é uma bicicleta elétrica única em alguns aspectos, pelo menos enquanto não há concorrentes que ofereçam o mesmo. Por US$ 3.999, ela garante um passeio mais suave que bicicletas de US$ 8.000, por exemplo.

Ela tem uma autonomia de 32 a 64 km (dependendo do tipo de terreno da quantidade de subidas e descidas), um motor elétrico e uma bateria de 672 W/h. O corpo é de alumínio, além de contar com freios a disco, correia em vez de correntes e luzes de freio. A velocidade máxima é de 32 km/h e ela pesa aproximadamente 32 kg.

Bicicletas elétricas convencionais

A maioria das bicicletas elétricas têm a transmissão de marchas ligada a um motor que faz grande parte do esforço do ciclista, tornando a viagem mais fácil. Mas há um problema: ligar o motor e a transmissão de maneira harmônica não é uma tarefa simples.

Se há muito torque aplicado, o motor vai parar por alguns instantes até que a tensão dos pedais seja liberada. Apenas depois dessa liberação ele vai trocar de marcha e voltar a produzir movimento à medida que se pedala. Esse processo que obriga o motor a parar por alguns instantes prejudica a suavidade da bibicleta.

publicidade

Resolvendo o problema

Para resolver esse problema, a Evelo não encontrou a solução nos motores, mas sim em programação. A fabricante usa uma transmissão automática de outra empresa, que foi pensada para ser livre de manutenção, não fazer esforço na aceleração e para ser suave nas trocas de marcha. Além dessas vantagens, a automatização possibilita uma quantidade enorme de marchas, já que ela é extremamente adaptável.

A bicicleta usa totalmente a capacidade da transmissão automática, adaptando de maneira rápida e suave a marcha às muitas variáveis de um passeio pela cidade, por exemplo. A cereja do bolo é o motor Evelo’s Motion Drive, com 750W e programação especial, que o faz complementar a pedalada perfeitamente, ficando com a maior parte do esforço sem nenhum problema e sem perder o torque. Um extra é o acelerador para o motor que fico no guidão.

Esse modelo criou um novo padrão na indústria de bicicletas elétricas, tanto em conforto quanto em versatilidade. Provavelmete no futuro concorrentes vão emular as soluções ou desenvolver tecnologias para entregar o desempenho da Aurora Limited.

Fonte: Electrek