Pesquisadores da Universidade de Agricultura e Tecnologia de Tóquio, no Japão, criaram um filme holográfico com imagens tridimensionais da Terra. O trabalho abre caminho para a reprodução de tecnologias retratadas em obras de ficção científica.

A técnica envolve o uso de metassuperfícies, que correspondem a objetos com nanômetros de espessura projetados para manipular a luz artificialmente. No experimento, os cientistas usaram um laser de hélio-neon, que produz uma luz avermelhada. No futuro, eles planejam desenvolver hologramas com mais cores e visíveis de qualquer ângulo.

Um dos desafios dessa produção é que a impressão dos materiais utilizados nos experimentos levou seis horas e meia. Os pesquisadores estimam que um filme holográfico de seis minutos levaria mais de 800 horas, ou seja, mais de 33 dias para ser produzido.

O trabalho dos cientistas foi relatado em um artigo acadêmico publicado na revista Optics Express, no início de agosto. Quer saber mais detalhes da produção? Acesse nosso portal, www.olhardigital.com.br e confira!