Esta semana, o Procon de São Paulo emitiu um alerta sobre uma onda de golpes de clonagem de WhatsApp que está fazendo diversas vítimas. Segundo o órgão, o criminoso envia uma mensagem para a vítima se passando por um funcionário de um site de compras. A partir disso, solicita que o cliente informe um código de seis dígitos enviado por SMS para que um anúncio seja ativado.
A pessoa, sem saber que se trata de um golpe, envia a sequência numérica para o bandido. No entanto, o que a vítima não sabe é que os números fazem parte da verificação de segurança para ativação do WhatsApp. Com esse código em mãos, o mensageiro pode ser clonado.
Assumindo o controle da conta do usuário, os bandidos enviam mensagens para os contatos solicitando dinheiro. Na maioria dos casos, uma emergência é simulada para justificar o pedido de valores altos.
Para evitar ser vítima, o Procon-SP alerta que não se deve enviar códigos que chegam por SMS. Além disso, o órgão indica que a autenticação de duas etapas pode ajudar a impedir esse e outros tipos de golpe. Para ativá-la, clique em “Configurações”, selecione “Conta” e, em seguida, “Confirmação em duas etapas”.
Os golpes envolvendo WhatsApp têm se tornado cada vez mais comuns. Na maioria das vezes, as fraudes envolvem o envio de mensagens com links que redirecionam para sites falsos ou pessoas que entram em contato para solicitar o código de verificação do app.
Nesses casos, os prejuízos podem ser muitos. Guilherme Farid, chefe de gabinete do Procon-SP, cita alguns. “A principal consequência é o prejuízo financeiro causado ao consumidor, no primeiro caso por comprar um produto ou serviço numa página falsa criada por um criminoso que não realizará a entrega; no segundo por ser vítima de extorsão para recuperar o acesso ao aplicativo”, comenta.
Caso seja vítima de algum golpe envolvendo o WhatsApp, o mensageiro solicita que a vítima envie um e-mail para o suporte da plataforma (support@whatsapp.com) solicitando a possível desativação da conta.
Para se proteger, o Procon dá algumas dicas de utilização do serviço. Em primeiro lugar, o órgão recomenda que o usuário não forneça dados, senhas e códigos por mensagem – nem pessoalmente em alguns casos.
Não acreditar em ofertas de ajuda, sorteios muito vantajosos e descontos generosos enviados por WhatsApp, redes sociais, e e-mail. Caso receba algo do tipo, apague a mensagem imediatamente, em hipótese alguma clique no link.
Por fim, não preencha formulários que não estejam localizadas em sites oficiais, sempre baixe aplicativos em lojas oficiais – como Google Play e App Store -, mantenha um software antivírus atualizado em todos os dispositivos e, se desconfiar que pode ser um golpe, peça ajuda para algum familiar de confiança.
Via: Agência Brasil
Esta post foi modificado pela última vez em 3 de setembro de 2020 19:00