EnglishPortugueseSpanish

Fotos mostram o novo coronavírus nas vias aéreas

Redação 3 de setembro de 2020
publicidade

Fotos publicadas no The New England Journal of Medicine mostram como o novo coronavírus age quando invade as células das vias aéreas. Elas foram capturadas por Camila Ehre, do Instituto Marsico Lung da Escola de Medicina da Universidade da Carolina do Norte.

Camila obteve as fotos com um microscópio eletrônico de varredura. Esse equipamento usa um feixe de elétrons focalizado para produzir as representações. Nas imagens é possível ver, ainda, a quantidade impressionante de partículas virais produzidas durante a infecção.

publicidade

Para criar as situações ideais para a captura das imagens, a pesquisadora infectou células das vias aéreas humanas com o novo coronavírus. Todo o processo foi feito em placas de laboratório, que foram analisadas quatro dias depois.

Nas imagens, as células das vias aéreas são as que se assemelham a fios de cabelo. Na ponta delas há filamentos de muco em forma de rede. Já as partículas do vírus parecem pequenas bolas. Com uma grande ampliação, é possível ver as estruturas pontiagudas características do novo coronavírus nas superfícies das partículas virais.

publicidade

A imagem mostra a grande concentração de partículas do vírus. Segundo Camila, uma análise mais profunda sobre a quantidade indica que uma pessoa infectada pode ter um alto número de vírus produzidos e liberados por células das vias aéreas.