EnglishPortugueseSpanish

Missão Artemis: Nasa testa foguete auxiliar

Redação 3 de setembro de 2020

A Nasa conduziu ontem um teste com o foguete auxiliar Flight Support Booster 1, o FSB-1. O modelo deve fornecer energia à primeira missão Artemis para a Lua.

O teste durou apenas dois minutos e seu objetivo era avaliar o desempenho do motor e a qualidade de fabricação do foguete. Para que ele atenda às expectativas, as métricas devem comprovar que o FSB-1 disparou 3,6 milhões de libras de empuxo e permaneceu ativo por 122 segundos.

publicidade

De acordo com a agência, a ideia é confirmar se os foguetes auxiliares estão prontos para dar impulso ao lançamento dos astronautas nas missões Artemis. O sistema terá a ajuda de dois boosters semelhantes ao FSB-1. Cada um deles vai queimar seis toneladas de combustível por segundo e, juntos, eles serão responsáveis por 75% do empuxo que fará o foguete subir.

A primeira missão do programa Artemis está prevista para novembro de 2021: uma cápsula não tripulada será enviada para orbitar ao redor da Lua como preparação para voos futuros com humanos. Em 2023, astronautas também serão enviados para a órbita da Lua, mas não pousarão.